Mais Lidas

Operação desarticula quadrilha especializada em furto de combustível da Petrobras na Baixada

São sete mandados de prisão e pelo menos seis pessoas já foram presas. Um dos criminosos chegou a fazer a própria família refém

José Jorge de Souza Ramada foi preso em Japeri, na Baixada Fluminense na manhã desta quarta-feira
José Jorge de Souza Ramada foi preso em Japeri, na Baixada Fluminense na manhã desta quarta-feira -
Policiais Civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) deflagram nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira a "Operação Baú" para cumprir sete mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa especializada em furto de combustíveis diretamente de dutos da Petrobras atuante em municípios da Baixada Fluminense.
Operação contra roubo de combustível cumpre sete mandados de prisão - Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Às 8h, seis pessoas haviam sido presas. A polícia cumpre ao todo sete mandados de prisão. Segundo o delegado André Leiras, um dos criminosos chegou a fazer a própria família refém durante a prisão. Mas, os agentes contornaram a situação e ele foi detido.
José Jorge de Souza Ramada foi preso em Japeri, na Baixada Fluminense na manhã desta quarta-feira.

Crédito: Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA#ODia pic.twitter.com/3wSLYSMPN6

— Jornal O Dia (@jornalodia) October 14, 2020
A operação - batizada de Baú - recebeu o nome em razão da inovação utilizada pelos criminosos, que em vez de transportar os combustíveis furtados em caminhões tanque, utilizavam-se de isotanques adaptados instalados no interior de caminhões do tipo baú, buscando dissimular o produto furtado, ludibriando fiscalizações durante o seu transporte.
Durante as investigações da DDSD, chamou a atenção dos policiais a utilização de armas de fogo pelos criminosos, com o intuito de garantir a integridade dos mesmos durante a perfuração de dutos da Petrobras, além de batedores, que vinham a frente do caminhão baú com os combustíveis furtados, para avisar aos demais integrantes da organização criminosa sobre a presença de policiais na estrada.
O prejuízo estimado causado pela organização criminosa chega a R$ 1 milhão, somente com combustíveis subtraídos. Soma-se a isso incomensuráveis prejuízos ambientais, como derramamento de petróleo no solo e riscos de explosão, colocando em risco de morte um grande número de pessoas; além de graves problemas operacionais, como a paralisação do fluxo de transporte de combustível e a necessidade de realização de obras para recomposição dos dutos perfurados.
José Jorge de Souza Ramada foi preso em Japeri, na Baixada Fluminense na manhã desta quarta-feira Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA
Operação contra roubo de combustível cumpre sete mandados de prisão Reginaldo Pimenta/ Agência O DIA