Mais Lidas

Milícia em expansão

Mapeamento mostra que paramilitares já controlam 58,6% da cidade do Rio

info MILICIAS_pagina 03_19 outubro
info MILICIAS_pagina 03_19 outubro -

Dos 163 bairros da capital fluminense, 41 estão sob o domínio de grupos paramilitares. É o que aponta pesquisa inédita feita em parceria entre o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni/UFF), o datalab Fogo Cruzado; o Núcleo de Estudos da Violência da USP; a Pista News e o Disque-Denúncia. Até o ano passado, as milícias tinham sob seu poder 58,6% da superfície territorial da cidade. Atualmente, quase 2,5 milhões de cariocas vivem sob os olhos dos milicianos. Um mapa com a expansão de todas as organização criminosas do estado será apresentado hoje, em um seminário sobre a violência.

Segundo estudo, os grupos paramilitares seguem forte na Zona Oeste, mas avançam por outras regiões, como a Zona Norte e cidades da Região Metropolitana. Das 148 comunidades do Rio, 96 estão divididas entre o tráfico e milícia. Outras 52 estão sob disputa.

O mapeamento mostra que os paramilitares estão em mais 199 bairros da Baixada Fluminense, São Gonçalo e Itaboraí. As três facções do tráfico juntas têm 246 bairros.

O principal grupo miliciano, a Liga da Justiça, é chefiado por Wellington da Silva Braga, o Ecko, de 34 anos. Ele é o responsável pela expansão desse tipo de crime de está foragido da Justiça. O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 10 mil por informações que levam à sua prisão. "As milícias atuam em territórios cada vez mais extensos, cobrando taxas extorsivas sobre serviços como água, luz, gás, TV a cabo, transporte e segurança, além do mercado imobiliário", ressalta o pesquisador Daniel Hirata, que participou do mapeamento.

De olho na política

Investigações da Polícia Civil apontam que a tentativa da milícia de entrar na política. Para as eleições municipais desse ano, a instituição montou uma força-tarefa para investigar a ação de milicianos na indicação de candidatos. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) vai convocar, a partir de hoje, candidatos da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense para prestar depoimento, para esclarecer um possível relacionamento com a milícia. Somente neste mês de outubro, dois candidatos a vereador foram assassinados em Nova Iguaçu. Ambos eram suspeitos de serem milicianos.

Mais mortes pela polícia

O relatório Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que o Brasil atingiu o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais desde que o indicador passou a ser monitorado pelo órgão, em 2013. Rio de janeiro e São Paulo lideram o ranking, com respectivamente 867 e 1.810 mortes por intervenções de policiais civis e militares no último ano. No Rio de Janeiro, a cada cem mortes violentas, 30,3% foram cometidas com a presença dos agentes de segurança pública. 

info MILICIAS_pagina 03_19 outubro Arte Paulo Márcio
Oito fuzis, quatro pistolas, granada e munição que estavam com os milicianos mortos foram apresentados em coletiva na Cidade da Polícia Estefan Radovicz
Operação mirou quadrilha que extorquia comerciantes em Madureira. Bando era formado por milicianos, traficantes, GMs, PM e servidores Reginaldo Pimenta
Rio de Janeiro - RJ - 06/10/2020 - Policia - Operaçao mira quadrilha que pratica extorsao de comerciantes de Madureira, zona norte do Rio. Bando e formado por milicianos, traficantes, guardas municipais, PM e funcionarios publicos da Prefeitura do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Operação da Civil mira milícia de Itaguaí que é ligada a Ecko Reprodução / GloboNews
Ecko, chefe da maior milícia do estado do Rio, continua foragido Divulgação / Polícia Civil
Recompensa por miliciano Divulgação / Disque Denúncia