Rio - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou nesta sexta-feira (6) mais uma fase da Operação Strangulatio, com ações simultâneas em presídios do Complexo de Gericinó, São Cristóvão e Japeri. As unidades vistoriadas custodiam internos ligados a organizações criminosas como Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro.

Entre os materiais apreendidos estão 164 celulares, 9 modens e roteadores e drogas. Conforme contabilizado pela secretaria, foram mais de 3 mil trouxinhas de drogas, 349 tabletes, papelotes e trouxinhas de erva seca; e 87 porções de massa resinosa (possivelmente haxixe). "A operação mobilizou mais de 100 policiais penais e resultou em uma das maiores apreensões de 2025 no sistema prisional do estado", diz a Seap.
Durante as revistas, os materiais foram localizados em celas e áreas comuns. Após a apreensão, os itens foram encaminhados para as delegacias competentes, que adotaram os procedimentos de preservação da cadeia de custódia. Em casos nos quais não foi possível identificar a autoria, não houve instauração de procedimento apuratório.
A Operação Strangulatio integra um conjunto de ações permanentes voltadas ao combate ao crime dentro das unidades prisionais, com foco em controle de entrada de materiais ilegais.