Mais Lidas

Informar e prevenir

Quase 9% dos brasileiros são atingidos pela doença

Quarta-feira é o Dia Mundial do Diabetes, data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença que afeta 8,9% de toda a população brasileira, segundo dados de 2016 divulgados pelo Ministério da Saúde. Este número corresponde a mais de 18 milhões de pessoas e representa um crescimento de 61,8% em relação a 2006.

Segundo a endocrinologista do Hospital Santa Paula, Livia Faccine, o que pode ter provocado o aumento foi a falta de cuidados com a saúde e o estilo de vida cada vez mais acelerado nas cidades, com pouca atenção à alimentação.

"Os problemas decorrentes da urbanização, como estresse e falta de tempo, muitas vezes levam o indivíduo à má alimentação e ao sedentarismo que, somados à predisposição genética, podem resultar em sobrepeso e obesidade. Juntos, esses são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, uma doença crônica e silenciosa com a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda", relata.

Existem diferentes tipos da doença, mas os mais conhecidos são os tipos 1 e 2. O primeiro é caracterizado pela falência das células beta no pâncreas e é mais comum em pessoas com idade abaixo dos 35 anos. Já o outro ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais responsáveis.

Livia explica que, no Brasil, o número de pessoas diagnosticadas com a doença é maior em faixas etárias mais altas. Além disso, entre a população com escolaridade baixa a incidência do diabetes é quase três vezes maior, pois há menor conhecimento sobre a doença.

O diabetes também é uma das principais causas de amputações no País, conforme dados da OMS. De todas as amputações que acontecem no Brasil, 70% são em decorrência da doença.