Mais Lidas

COLUNISTA CONVIDADO

Dan Delmiro, criador da página 'Parceiros do Vidiga'

Dan Delmiro fala sobre o passado, o presente e o futuro do Vidigal
Dan Delmiro fala sobre o passado, o presente e o futuro do Vidigal -
Ah, como eu gosto de falar da minha favela, do meu lugar onde sou nascido e criado: Vidigal. O tempo passa tão depressa que, às vezes, não conseguimos acompanhar e também não acreditar nas mudanças tão ligeiras. Me bate uma saudade das pessoas que fizeram história. Desde a luta lá no final dos anos 70 contra a remoção, como a chegada do Papa em 1980, as festas, os bailes, a festa caipira, como também a simples ida à padaria Seu Tiburço... são tantas coisas que não cabem nessas linhas.
O Vidigal sempre foi um lugar incrível onde pessoas com muita vontade de vencer sempre lutaram por melhorias. Claro que o poder público só aparece pela necessidade de ganhar votos e depois vai embora, só que hoje a população não é mais boba. Desde a pacificação em 2012, tudo ficou muito diferente. Para se viver aqui tem que ter persistência. Por ser uma favela situada na Zona Sul, a valorização é muito grande. Mas não adianta valorizar só o lugar por ter uma vista bonita, e sim o poder público tem que chegar junto e somar, com saneamento básico, água, luz para todos. Com a chegada das mídias sociais, a população passou a reclamar mais e cobrar das autoridades os seus direitos.
Quando a página 'Parceiros do Vidiga' foi criada no final de 2012, os moradores passaram a ter um canal de reclamação pelos seus direitos dentro da favela. Lógico que nem tudo dá para resolver, mas tentamos ao máximo fazer o nosso melhor. A mídia nunca vai conseguir agradar a todos. Impossível ter uma imparcialidade 100%. Agrada uns e desagrada outros, mesmo sabendo que estão errando.
O Vidigal é uma favela diferenciada. Não menosprezando as outras, mas somos diferentes, sei lá, as pessoas têm um Q.I diferenciado. A arte e a cultura correm nas veias vidigalenses. Com o passar do tempo vai ficando para trás nossa essência. As pessoas de hoje são muito grudadas ao celular, saem acreditando em tudo, principalmente em fake news, e temos que ter cuidado com isso. Era bom o tempo em que convivíamos indo à casa de amigos, vizinhos trocavam ideias na rua e por aí vai. Hoje tá tudo muito robotizado, rápido demais. Facilita, mas perde a essência do convívio humano. A nova geração envelheceu. Torcer para que novos tempos possam trazer de volta o nosso velho morrão.

O texto é de responsabilidade do autor

Comentários