Mais Lidas

Da Favela para o Mundo

Marcello Andreotti dá luz às potências das favelas cariocas e a experiências do exterior para as comunidades

Marcello Andeotti
Marcello Andeotti -

Quando ainda era politicamente incorreto e quase proibido falar a palavra favela nasceu a Favela Mundo. Contrariando amigos, estudiosos e todos que queriam me ajudar a lançar um projeto foi criada essa que hoje é uma das mais bem conceituadas entidades de desenvolvimento social de nossa cidade. A palavra não podia ser usada, mas muito pouca coisa era realizada para mudar a realidade das comunidades de nossa cidade. Assim nasceu um projeto, que virou ONG e já representou o Brasil em nove países e foi apresentado pela ONU, em Nova Iorque, como modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades.

Há 10 anos levando atividades artísticas a crianças e adolescentes, a entidade cresceu e, atualmente, além de atender os pequenos, desenvolve capacitação profissional para jovens e adultos- uma ideia que surgiu do anseio dos responsáveis pelas crianças, dentro das comunidades por onde o projeto passou. Com um caráter itinerante, a Favela Mundo fica um ano em cada localidade, desde 2010 já passou por mais de 14 locais e recebeu alunos de 179 comunidades da cidade.

A pandemia dificultou o desenvolvimento das aulas presenciais mas a entidade se reinventou e, superando todas as expectativas, capacitou profissionalmente mais de 3.000 alunos com o projeto A Arte Gerando Renda, oriundos de comunidades do país inteiro. E, enquanto a pandemia continua, a garotada da Favela Mundo pode se divertir com vídeos de animação que valorizam as origens da cultura brasileira nas redes sociais da ONG.

Cheguei no Rio em 1999 com pouca coisa na mala, mas toneladas de sonhos para serem realizados. Não podia imaginar que do meu desejo de tornar essa cidade realmente maravilhosa para se viver ia nascer um projeto transformador como o Favela Mundo, e através dele levar o que há de melhor em nossas favelas para o mundo e trazer experiências exitosas para nossa cidade.

 

Marcello Andeotti CACAU FERNANDES
Marcello Andeotti CACAU FERNANDES
Marcello Andeotti CACAU FERNANDES

Comentários