Mais Lidas

Produção de informação na favela

LabJaca é formado por jovens negros que têm o audiovisual como principal linguagem para a divulgação de dados

Criado durante a pandemia, o LabJaca é um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e de narrativas sobre as favelas e periferias no Jacarezinho
Criado durante a pandemia, o LabJaca é um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e de narrativas sobre as favelas e periferias no Jacarezinho -
Criado durante a pandemia, o LabJaca é um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e de narrativas sobre as favelas e periferias, localizado no Jacarezinho. Com menos de um ano na pista, a nossa iniciativa foi homenageada pela Alerj e tem diversos parceiros, como a Fiocruz.

O nosso grupo é formado 100% por jovens negros que têm o audiovisual como principal linguagem para a divulgação de dados. A partir da leitura de informações sob a perspectiva cidadã, conseguimos traduzir pesquisas para a população e traçar ações focadas no desenvolvimento social.

O que começou com o objetivo de distribuir alimentos e kits de higiene por meio da campanha ‘Jaca Contra o Corona’ se tornou referência de produção de dados. Simplificamos as produções para que diversos coletivos e pessoas de outras favelas possam replicá-las.

Neste ano, estamos com vários projetos, como o mapeamento da dengue na favela do Jacarezinho, em parceria com o Infodengue Brasil e com a Fiocruz, e a versão carioca do Prato Firmeza, um guia gastronômico de favelas e periferias que já foi vencedor do prêmio Jabuti.

Se ficou curioso e quer saber mais sobre esse projeto que está dando o que falar, acompanhe as nossas redes (Instagram, Facebook e Twitter) por meio do @Labjaca e também do nosso site labjaca.com.
Por Bruno Sousa, cofundador e coordenador de comunicação do LabJaca, e colaborador do PerifaConnection

Comentários