Mais Lidas

Complexo do Alemão é muito mais do que se vê na TV

Garra, esperança, luta, amor, dedicação e resiliência de um povo que diariamente precisa se reinventar para seguir

CINEBOB é uma iniciativa de cinema de rua com foco em crianças da Alvorada, com distribuição de lanches, bate-papo e respeito aos protocolos de prevenção contra a Covid-19
CINEBOB é uma iniciativa de cinema de rua com foco em crianças da Alvorada, com distribuição de lanches, bate-papo e respeito aos protocolos de prevenção contra a Covid-19 -
Reinventar: essa é uma das palavras que podem exemplificar o Complexo do Alemão, conjunto de favelas localizada na Zona Norte da cidade. Num cenário em que a ausência das garantias de direitos mais básicos cria uma série de desigualdades, a favela e os moradores e moradoras são essenciais para o surgimento de alternativas importantes de mudanças.

A mais recente é o #CINEBOB que teve a sua segunda edição na última quarta-feira (5), na localidade da Alvorada. Esta é uma iniciativa de cinema de rua com foco em crianças da região, organizada pela produtora Toca do Lobo, a lanchonete BobLanches, CPX Cesta Básica e Coletivo Papo Reto. Todos de dentro da favela. A ideia surgiu diante da quantidade de crianças da região que ficavam brincando pelos becos e vielas da localidade e sem aula por conta da pandemia. O filme exibido foi o clássico Pantera Negra. Respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19, a iniciativa distribuiu lanches e promoveu no final um bate-papo.

Apesar de sofrer com os confrontos armados durante as operações policiais, o Complexo do Alemão ficou internacionalmente conhecido como cenário de filmes e de novela. Vale destacar que o famoso teleférico local se encontra parado há alguns anos. Mas a real é que o Complexo do Alemão vai muito além de tudo isso. No Alemão, tem garra, esperança, luta, amor, dedicação e resiliência de um povo que diariamente precisa se reinventar para seguir, enquanto luta por uma vida mais digna. Respeitem as favelas!
Por Raull Santiago, empreendedor social, midiativista integrante do Coletivo Papo Reto e do PerifaConnection

Comentários