Mais Lidas

Lucas da Família Social 18

Coluna Zé do Caroço

Lucas da Família Social 18 -  coluna PerifaConnection
Lucas da Família Social 18 - coluna PerifaConnection -
O estudante de pedagogia Lucas Prates, de 30 anos, tem conciliado os estudos com a iniciativa “Família 18”. O projeto social realiza ações voltadas à educação, cultura, meio ambiente e melhor convivência familiar no Morro do 18, em Piedade, na Zona Norte do Rio.

A energia para se dedicar à comunidade foi herdada de sua mãe, Tânia Prates, fundadora do projeto. Após uma brincadeira de bingo com vizinhos, Tânia percebeu a dificuldade das crianças e dos jovens no aprendizado. A maioria não sabia ler e não conheciam os números de 0 a 10. Com isso, ela mobilizou a comunidade para a criação do projeto, no qual esteve à frente até 2017, ano de seu falecimento.

Desde então, Lucas concilia os estudos com as atividades da Família 18. São 500 pessoas assistidas com serviços de alfabetização, refeições, cestas básicas, produtos de higiene, acesso à internet etc.

Recentemente, o estudante foi selecionado para fazer parte da capacitação oferecida pela Falcons University, da ONG Gerando Falcões, como liderança social. Com mais este estímulo para seguir o legado da mãe, ele deseja ampliar os atendimentos da Família 19 e inserir o esquecido Morro do 18 no calendário cultural e turístico do Rio de Janeiro.
Por Felipe Migliani, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários