Mais Lidas

Moradores de favelas participam de Conferência da ONU sobre Clima

COP é um encontro da ONU para viabilizar acordos sobre como salvar o planeta e seus recursos naturais

Raull Santiago, do Complexo do Alemão, e Thuane Nascimento, da Vila Operária, participam da COP-26
Raull Santiago, do Complexo do Alemão, e Thuane Nascimento, da Vila Operária, participam da COP-26 -
Você deve ter assistido no jornal ou visto em algum lugar da internet que tem um evento muito importante chamado COP-26 acontecendo em Glasgow, na Escócia. Para explicar de forma simples o significado desse evento tão político e midiático, a COP é um encontro da ONU (Organização das Nações Unidas) em que lideranças de todo o mundo se reúnem para debaterem e fazerem acordos de como salvar o planeta e seus recursos naturais.

Além das reuniões entre presidentes, governadores, prefeitos e deputados, também acontecem uma série de atividades de representantes do povo, ativistas, artistas e especialistas em meio ambiente. O debate incorpora o futuro de bilhões de vidas e do próprio planeta.

Justamente por ser tão importante, indígenas e quilombolas, empresas, movimentos como a Coalizão Negra por Direitos e muitos jovens fizeram um esforço enorme nos últimos meses para chegarem na cidade europeia onde o evento acontece. É o caso de Sharah Luciano, de Duque de Caxias. “Tem muita importância que vozes que são tradicionalmente invisibilizadas ocupem esses espaços. A gente sabe que as mudanças climáticas afeta a todos, mas os mais afetados são os que estão em maior situação de vulnerabilidade”, afirma.

Nós do PerifaConnection também estamos presentes com a ida dos integrantes Thuane Nascimento, moradora da Vila Operária e do Raull Santiago, morador do Complexo do Alemão, e que também está à frente da iniciativa ODS Favela. Acompanhe nas redes @perifaconnection.
Jefferson Barbosa, jornalista e integrante do PerifaConnection

Comentários