Mais Lidas

Favela.Lab realiza formatura de 100 jovens no Museu do Amanhã

Curso capacitou jovens de favelas do Rio na tecnologia do audiovisual

Favela.Lab capacitou jovens de favelas do Rio na tecnologia do audiovisual
Favela.Lab capacitou jovens de favelas do Rio na tecnologia do audiovisual -
Como fazer um vídeo de qualidade? Quais as técnicas de filmagem possíveis para mostrar as realidades periféricas? De que maneira registrar o que a mídia tradicional não destaca? As respostas dessas perguntas fizeram parte das duas primeiras edições do Favela.Lab. O curso, que capacitou jovens de favelas do Rio na tecnologia do audiovisual, vai realizar uma cerimônia de encerramento no sábado, 4, no Museu do Amanhã.

Entre os meses de agosto e novembro, os 100 alunos do programa produziram 19 curtas-metragens abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU em seus territórios. O acesso à água potável e a educação nas favelas do Rio estão entre os temas das produções.

O evento de celebração do projeto contará com a presença dos alunos, professores, parceiros do projeto e representantes do poder executivo e legislativo, sociedade civil e organizações internacionais. Os trabalhos audiovisuais feitos pelos jovens serão apresentados.
“É um momento de ativismo ao apresentar, através dos filmes, as narrativas dos jovens acerca de seus territórios e garantir que suas perspectivas sejam consideradas pelos tomadores de decisão como forma de avançar cada vez mais em direção ao desenvolvimento sustentável e Agenda 2030”, afirma Daniel Calarco de Oliveira, idealizador do Favela.LAB e presidente do Observatório Internacional da Juventude (OIJ).

As duas edições do programa foram realizadas pelo OIJ e pelo PerifaConnection, com o apoio do Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro, da Fundação Ford e da Secretaria Especial de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse os perfis do @oij.br e do @perifaconnection no Instagram.
Por Marcos Furtado, jornalista e colaborador do PerifaConnection

Comentários