Mais Lidas

Ex-campeão do Bellator, Dudu Dantas lembra trajetória e exalta origem: ‘Posso dizer que sou um filho do Santo Amaro’

Lutador ressaltou a importância de projetos sociais, disse sonhar com UFC e ainda revelou a data de seu próximo combate

Campeão no MMA, Dudu Dantas é cria do Morro Santo Amaro
Campeão no MMA, Dudu Dantas é cria do Morro Santo Amaro -
Tudo começou no Santo Amaro. Antes de viajar pelo mundo e se tornar campeão no MMA, Eduardo Dantas, ou simplesmente "Dudu", deu seus primeiros passos nas artes marciais na comunidade da Zona Sul do Rio. Aos 32 anos, com quase 15 como profissional, o ex-campeão do Bellator contou como o esporte mudou sua vida, abrindo o jogo, também, sobre o sonho de lutar no UFC.

"Minha relação com o Santo Amaro é desde criança. Sou nascido e criado lá. Minha mãe foi criada ali. Ela veio da Paraíba com seis anos de idade, conheceu meu pai no Rio e me teve", relembrou ele, que fez seu primeiro contato com as lutas aos 13 anos, no projeto Morro dos Campeões, que existe desde 1997 no Santo Amaro.

"Fui pro esporte porque eu sempre fui hiperativo, tenho TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Eu fazia um monte de coisas, mas fui me encontrar mesmo no jiu-jitsu, e não parei mais. Logo depois, com 14 anos, eu fui procurar a academia do André Pederneiras porque tinha treino todo dia, e no projeto era só três vezes por semana. Minha mãe pagou a mensalidade pra mim por seis meses achando que eu fosse parar, mas eu tô até hoje", disse ele, que depois de sair do Morro dos Campeões, se juntou a Nova União, uma das equipes mais respeitadas do mundo, onde também treina José Aldo, ex-campeão do UFC.
Com sede no Morro Santo Amaro, o projeto Morro dos campeões existe desde 1997 - Reprodução / Morro dos Campeões
Dudu Dantas contou que mesmo tendo ido para outra academia, até hoje é muito ligado ao projeto social, que segundo ele trouxe vários aprendizados que carrega até hoje.

"Posso dizer que sou um filho do Morro do Santo Amaro e do Morro dos Campeões. É uma relação que não vai acabar nunca. Devo muito a esse projeto, se não fosse ele, eu não teria conhecido as outras artes marciais e não teria ido pro MMA. Graças a esse projeto eu comecei a ter mais disciplina, ter constância e consistência em tudo que eu tinha que fazer. De um garoto hiperativo que não tinha horário pra nada, a não ser ir pro colégio, passei a ter horário pra comer e me alimentar da melhor da maneira possível, pra não ficar atrás dos meus oponentes. Tive que dormir cedo, não ir pra baile à noite, porque pra quem é atleta uma noite de sono faz muita diferença. No tatame, quando você pisa, tem que respeitar o mais graduado, então tem uma hierarquia que faz você aprender a respeitar os mais velhos"

Dudu ressaltou, ainda, que iniciativas como o Morro dos Campeões deveriam receber apoio do governo. Para ele, com o aporte do poder público, muitos outros grandes atletas poderiam surgir dentro das favelas.

"Um projeto dentro de uma comunidade carente dá uma chance pra garotada que não tem condição nenhuma de pagar uma academia na rua. Jiu-jitsu é um esporte caro, porque tem kimono, que não custa menos de 100 reais. Se grande parte dos políticos, que são quem fazem o nosso país girar, soubessem da importância de um projeto como esse e colocasse pelo menos um em cada comunidade, ia sair muitos 'Dudu Dantas' dentro das favelas do Rio."
Dudu Dantas fará sua próxima luta no dia 6 de fevereiro - Arquivo pessoal
Orgulhoso, o lutador contou que hoje tenta ser um exemplo para as crianças do Santo Amaro, algo que ele não teve durante a sua infância.
"Tem uma letra do Racionais que diz: 'Ele se espelha em quem tá mais perto'. Essa é a mais pura verdade. Quando eu tinha oito anos, tinha um bandido do morro muito conhecido. Ele tinha um Nike Shox branco e vermelho, e eu era doido pra ter um daqueles. Na minha cabeça eu pensava: 'Só vou ter um Nike Shox quando eu crescer, então vou fazer que nem esse cara, porque ele é bandido. Esse cara deve ser foda pra ter um tênis desse. Nunca vou ter condições de comprar. Minha mãe não vai me dar um tênis desse nunca porque é muito caro, é um salário dela. Então, eu quero ser que nem esse cara.' Aí eu comecei a me espelhar num bandido daquele. Por que? Porque eu não tinha a referência de alguém decente perto de mim. Por isso eu faço questão de estar na comunidade mostrando o meu trabalho. Quando eu ganho um cinturão eu levo pras crianças. Pra mostrar que se eu consegui, eles também conseguem”.

Tendo começado no MMA antes mesmo de atingir a maioridade, aos 18 anos Eduardo já tinha ido ao Japão; aos 19 foi campeão Sul-Americano do Shooto; e aos 21 tinha assinado com a segunda maior organização do mundo (Bellator). Com uma carreira repleta de grandes momentos, o lutador destacou três marcantes.

"Falar um só é muito complicado. Mas teve um que foi muito importante, o meu primeiro título mundial, em 2012. Tinha acabado de ganhar um GP. Fiz três lutas em três meses. Aí logo depois conquistei a chance de disputar o título mundial contra o americano (Zach Makovsky). E eu venci e me tornei o primeiro brasileiro campeão do Bellator. Acabou sendo um recorde aí. A segunda mais marcante foi contra um companheiro de equipe, o Marcos 'Loro', que eu tive que fazer essa luta. E o terceiro até então foi contra um americano campeão mundial de wrestling (Joe Warren), ele tinha me tirado o cinturão em 2014. Dois anos e meio depois eu ganhei dele sem tomar nenhuma queda. Então foi muito marcante”, relembrou.
Dudu Dantas foi o primeiro brasileiro campeão do Bellator MMA - Reprodução / Bellator MMA
Nem tudo são glórias. Dantas relembrou duas passagens difíceis de sua trajetória, quando pensou em desistir do MMA.

"O primeiro momento foi em 2011. Eu tive que começar a trabalhar e pra mim ficou muito puxado ter que treinar pesado duas vezes por dia e trabalhar. Eu acordava 5h da manhã. Aquilo me sugava muito e eu quase desisti. Não tinha patrocinador, então eu tinha que trabalhar pra ajudar em casa, pagar as contas e treinar. Só que fazer as duas coisas me matava. Outro momento foi quando eu quebrei a fíbula lutando. Rompi todos os ligamentos da perna, aí seis meses depois eu tive que lutar. Pedi uma luta e naquele momento eu tive que lutar contra a minha cabeça. Tive que me preparar mais mentalmente pra voltar a chutar, e eu acabei ganhando a luta só chutando com a perna direita que eu tinha quebrado na luta anterior. Foram dois momentos de superação".

Dudu Dantas falou sobre as coisas que fazem com que ele ainda esteja motivado depois de tanto tempo de estrada. O atleta confessou que a principal delas é lutar no UFC, a maior liga de MMA do planeta.

"A primeira foi ter começado muito cedo, com 17 anos. A segunda foi o conhecimento. Essa sabedoria de todo esse tempo, de estar sempre procurando aprender cada vez mais. Através do conhecimento, aprender a me alimentar melhor, cortar peso corretamente, de maneira menos agressiva ao corpo. Se for botar no papel, eu já cortei mais de 230kg somando as minhas lutas. E tudo isso é graças ao conhecimento. Mas o que faz o meu coração bater mais forte, me faz levantar da cama cedo, querendo aprender mais, é o UFC. Não tenho outro caminho. Mas não é só o UFC. Não vou entrar lá só pra ser mais um lutador. É ser o campeão. Isso que me motiva todos os dias".

Com quase 50 mil seguidores no Instagram, Eduardo é muito ativo nas redes sociais, e conversando com seus fãs acabou tendo uma ideia de negócio.

"Comecei a receber 10, 15 perguntas. Daqui a pouco passou pra 30, 40 por semana no direct. A maioria sobre corte de peso. Aí eu decidi monetizar isso. Comecei a gravar sobre esse processo de cortar peso e coloquei na internet. A maioria dos lutadores, vamos botar aí uns 80%, não sabe cortar peso. Às vezes não tem recurso pra procurar um médico, nutrólogo, nutricionista, pra montar toda uma base pra perder peso bem. Só que perder peso é diferente de emagrecer. Então no curso eu ensino como criar bons hábitos alimentares, técnicas e mostro cardápios. Principalmente para os atletas, porque a maioria é desregrada. Eles comem muito, mas comem muito de maneira errada", explicou ele, que tem também um e-book sobre a importância do sono.

Por fim, Dudu Dantas disse estar completamente motivado para o ano que se inicia. Com 22 vitórias e sete derrotas na carreira, e vindo de um triunfo em julho do ano passado, contou em primeira mão que já tem data para estrear em 2022.

"A galera pode esperar um Dudu muito mais focado, mais preparado, consciente e presente como nunca antes. E eu vou em busca de tudo que eu programei pra mim. Meu próximo passo é no dia 6 de fevereiro. Vou lutar contra um mexicano nos Estados Unidos", disse ele empolgado.
Campeão no MMA, Dudu Dantas é cria do Morro Santo Amaro Foto: Dan Behr
Dudu Dantas foi o primeiro brasileiro campeão do Bellator MMA Reprodução / Bellator MMA
Dudu Dantas fará sua próxima luta no dia 6 de fevereiro Foto: Dan Behr
Com sede no Morro Santo Amaro, o projeto Morro dos campeões existe desde 1997 Reprodução / Morro dos Campeões
Dudu Dantas começou no MMA antes mesmo de atingir a maioridade Arquivo pessoal

Comentários