Mais Lidas

Sementes de Marielle

Criada pelo Instituto Marielle Franco e pelo movimento Mulheres Negras Decidem, ação selecionará 27 pré-candidatas à deputadas estaduais no Rio

Sementes Marielle Franco
Sementes Marielle Franco -

Como comemorar o Dia Internacional da Mulher se, nesta segunda-feira, 14 de março, fará quatro anos dos assassinatos de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes? Se por um lado a morte da ex-vereadora ainda tem muitas perguntas sem respostas, por outro coloca em evidência a ausência de mulheres negras em cargos de lideranças políticas.

Apesar de representarem 28% da população brasileira, as mulheres negras ocupam 2% das cadeiras no Congresso Nacional. Com o objetivo de estimular o aumento da participação negra e feminina na política foi lançado em fevereiro deste ano o projeto "Estamos Prontas". Criada pelo Instituto Marielle Franco e pelo movimento Mulheres Negras Decidem, a ação selecionará 27 pré-candidatas a deputadas estaduais (uma de cada estado) para passarem por capacitações em áreas que as auxiliem na construção das campanhas eleitorais.

"Essa iniciativa tem foco na consolidação de uma agenda política antirracista, feminista, antilgbtfóbica que tenha como centro a representação das mulheres negras", explica Fabiana Pinto, coordenadora do "Estamos Prontas".

As inscrições para o projeto estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 17, por meio do site estamosprontas.org.

Comentários