Mais Lidas

Jacarezinho ganhará escritório do projeto ‘Na Régua’

Em breve, comunidade será a 15ª a receber assessoria técnica de equipe composta por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e articuladores locais

Projeto
Projeto "Na Régua – arquitetura acessível, moradia digna", chegou ao Jacarezinho -
A comunidade do Jacarezinho tem vivido dias de esperança renovada. Após o lançamento do programa Cidade Integrada, feito pelo governador Cláudio Castro em janeiro, os moradores da região foram beneficiados por investidos em obras de infraestrutura, saneamento básico, esporte, lazer e assistência social previstos pelo programa estadual.
E entre as ações de melhorias propostas pelo Cidade Integrada neste primeiro território ocupado pelo governo, está a implantação do projeto “Na Régua – arquitetura acessível, moradia digna”. Uma das vertentes do Casa da Gente, programa executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, o projeto oferece assistência técnica gratuita de arquitetura e engenharia às famílias de comunidades fluminenses.
"O governador Cláudio Castro nos deu a determinação de melhorar a questão da habitabilidade e dar mais dignidade às famílias que tanto precisam. Nossos técnicos fazem avaliação das casas onde essas famílias moram, tendo como foco questões sanitárias, pensando na saúde dos moradores. Há famílias que vivem em casas sem banheiro, outras possuem infiltrações, mofo nas paredes e falta ventilação adequada. O Estado não só fará os projetos, como em alguns casos irá subsidiar essas melhorias, fazendo com que a economia local seja afetada positivamente, com a compra do material de construção e a contratação de profissionais”, destacou o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.
Entre os serviços oferecidos nos escritórios regionais, estão projetos de melhorias habitacionais - Divulgação

Habitação digna para quem precisa
Entre os serviços oferecidos nos escritórios regionais, estão projetos de melhorias habitacionais que contemplam impermeabilização contra infiltração, pintura, assentamento de revestimentos, entre outras intervenções voltadas à salubridade e habitabilidade do domicílio. Para serem contempladas pelo Projeto “Na Régua”, as famílias têm que possuir uma única residência, residir há pelo menos três anos no local e receber até três salários mínimos. Idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas ou de fácil disseminação também têm prioridade.
"Em breve, vamos inaugurar o escritório regional do Na Régua aqui no Jacarezinho. Será o 15º polo de atendimento do projeto, que conta com uma equipe composta por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e articuladores locais. Nossas visitas técnicas já começaram na Comunidade, e após a validação dos dados do censo passado pelo município do Rio (por meio do Instituto Pereira Passos), começaremos a entregar os serviços de assistência técnica local e melhorias para habitações de interesse social. Nossa meta no Jacarezinho é ‘Nenhuma casa sem banheiro’”, explica o coordenador do Programa Cidade Integrada e subsecretário de Habitação da Seinfra, Allan Borges.

Até o momento, 14 escritórios idealizados conforme a Lei Federal de Athis - que assegura assistência técnica gratuita - já estão em funcionamento: Mangueira, Providência, Cajueiro, Serrinha, Buriti Congonhas, Parque Maré, Brás de Pina, Queimados (Morros da Paz, Kisuco e Vila Coimbra), Marcílio Dias, Acari, Rocinha e Vila Kennedy. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
As moradias escolhidas de acordo com critérios socioeconômicos - Divulgação

As moradias escolhidas de acordo com critérios socioeconômicos poderão receber intervenções de pequenas reformas no valor de até R$15 mil. Para esta seleção, está sendo realizado o primeiro censo de inadequação habitacional da história do Estado do Rio de Janeiro, que já registrou quase 20 mil entrevistas.
SERVIÇO:

Os escritórios regionais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Mangueira - Rua General Bento Ribeiro, nº 4 – Fundação Leão XIII

Providência - Rua da Bica, nº 29 – ONG Impacto das Cores

Serrinha - Rua Mestre Darcy do Jongo, nº 162 – CUPA

Cajueiro - Travessa Central do Sossego, 39 – Associação dos Moradores

Buriti Congonhas - Rua Macunaíma, nº 209 – Vaz Lobo

Marcílio Dias - Avenida Lobo Junior, nº 83

Acari – Rua Guaiuba, nº 210 A

Rocinha – Ciep 303 Ayrton Senna da Silva - Autoestrada Engenheiro Fernando McDowell, nº 15 - São Conrado

Parque Maré – Rua João Araújo, nº 117 – Associação de Moradores do Conjunto Rubens Vaz

Brás de Pina - Rua 51, quadra D3 - Associação de Moradores da Santa Edwiges

Queimados - Avenida Irmãos Guinle, 1497 - salas 104, 106 e 108 – Centro

Vila Kennedy – Rua José Toledo de Oliveira, 255
Projeto "Na Régua – arquitetura acessível, moradia digna", chegou ao Jacarezinho Divulgação
As moradias escolhidas de acordo com critérios socioeconômicos Divulgação
Entre os serviços oferecidos nos escritórios regionais, estão projetos de melhorias habitacionais Divulgação
Para serem contempladas pelo Projeto "Na Régua", as famílias têm que possuir uma única residência Divulgação

Comentários