Mais Lidas

É para 'desmistificar Exu'

Com enredo ‘Fala, Majeté! As sete chaves de Exu’, a Grande Rio conta com o apoio da comunidade para ter sucesso no desfile em abril de 2022
Com enredo ‘Fala, Majeté! As sete chaves de Exu’, a Grande Rio conta com o apoio da comunidade para ter sucesso no desfile em abril de 2022 -

Com enredo 'Fala, Majeté! As sete chaves de Exu', a Grande Rio conta com o apoio da comunidade para ter sucesso no desfile em abril de 2022. Na última década, a Grande Rio prezou por enredos mais populares, como as homenagens a Ivete Sangalo, Chacrinha, cidade de Santos e Maricá, o que não rendeu boas colocações. Contudo, no último Carnaval, de 2020, trouxe Joãozinho da Gomeia como enredo e, aliado a um grande desfile, chegou ao vice-campeonato.

O dançarino Aly Moreira, de 32 anos, integrante da comissão de frente da escola de Duque de Caxias, comentou a importância do enredo da agremiação neste ano.

"Quando as pessoas escutam esse nome de Exu, vem esse impacto pela força do orixá. Mas ele é o orixá da dualidade, e não voltado para um lado 'maligno' ou 'demoníaco'. Então esse é o papel da Grande Rio, de desmistificar isso. Todo orixá tem muito do 'querer da pessoa' e não da entidade, não é sobre ser ruim ou mau", disse Aly.

Deise Sanchez, de 50 anos, que é do Candomblé e componente da ala Zumbi dos Palmares, comentou a importância de Exu e também falou sobre a mudança de perfil de enredos da escola de Caxias.

"Esse enredo é muito importante, principalmente para os candomblecistas, assim como eu, que sou ialorixá. Nós vamos poder mostrar para as pessoas que Exu é caminho. Estamos ensinando o quanto ele pode mudar a nossa vida de forma positiva. Para nós é um orgulho e alegria poder falar sobre esse orixá", festejou Deise Sanchez.

Comentários