Mais Lidas

Mulheres empreendedoras

Mulheres ressaltam como a maternidade tem influência na força produtiva

As Josefinas Colab
As Josefinas Colab -
Empreendedorismo feminino é sobre abrir caminhos para proporcionar que outras mulheres possam ocupar espaços de poder e decisão em suas jornadas. Elas representam a maioria populacional (51,8%), de acordo com as estatísticas de gênero do IBGE. E só no Brasil são 20 milhões de empreendedoras, onde 53% são mães (Rede Mulher Empreendedora).
Neste Dia das Mães ouvimos duas mulheres que se destacam no empreendedorismo para falar sobre como a maternidade tem influência em sua força produtiva. Para a fundadora da As Josefinas Colab & Espaço Cultural, Aira Nascimento, de Campo Grande, a maternidade trouxe o fator fundamental para uma mulher preta que empreende: "A coragem, escuta, resiliência e fé nas pessoas e na capacidade que cada uma tem de sonhar coletivamente".
Aira tem dividido seus dias entre seu empreendimento e o filho se recuperando de uma grave doença. "Tive que renascer em mim estratégias ancestrais de sobrevivência para manter vivo meu empreendimento, que é parte do meu ser ligada diretamente a minha maternidade", resume.
A assistente social Roberta Azevedo, de Nova Iguaçu, à frente do Instituto Amparando, que oferece programas educacionais para crianças da região, enfatiza que a maternidade é sublime, mas exige muito das mulheres. "A minha jornada é tripla. Meu filho nasceu prematuro e, mesmo após dois anos, necessita de várias terapias. Meus dias são quase que totalmente ocupados por ele. Trabalho nas madrugadas e finais de semana para poder dar conta de todos os compromissos e responsabilidades".
Por Gabriela Anastácia, jornalista e colaboradora do PerifaConnection
As Josefinas Colab Renata Lima / Divulgação
Instituto Amparando Claudia Valéria / Divulgação

Comentários