Mais Lidas

Sandra Aleixo

Ela é ativista na luta pelos direitos das mulheres negras e de favelas

Sandra Aleixo
Sandra Aleixo -
Como muitas meninas periféricas, Sandra Lúcia Aleixo começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como babá. Conciliando estudo e emprego, ela conquistou em 1980 uma vaga de agente comunitária, na Prefeitura do Rio. Sempre ativista na luta pelos direitos das mulheres negras e de favelas, como Presidente da Associação de Moradores do Morro do Outeiro, na Zona Norte do Rio, ela travou uma batalha por direito à terra, intitulada "Sono do Buraco", atendendo 50 mulheres que deixaram de pagar aluguel pelos barracos de madeira.
Depois da aposentaria e com um filho adulto, Sandra fundou em 2015, no Complexo do Alemão, a Associação Cultural Poder de Preta, caminhada pela qual já passaram cerca de mil mulheres no projeto. Trançando com Arte e Literatura é uma iniciativa da associação, com objetivo de profissionalizar mulheres a partir dos 16 anos, para que possam sair de relacionamentos abusivos e cuidar dos seus filhos.
Na pandemia, o Poder de Preta distribuiu cerca de 9 mil quentinhas para mulheres e homens em vulnerabilidade social. Hoje construindo uma nova sede da associação, Sandra - oriunda de uma família de 10 irmãos - lembra suas inspirações: "Olhar para nossos filhos, no sentido de melhorar, incentivar… eu tenho uma neta de 14 anos e me motiva a pensar cada vez mais." Saiba mais em @sandraluciaaleixo

Comentários