Mais Lidas

Thamiris Santos

Thamiris Santos

Thamiris Santos
Thamiris Santos -
A convite de uma amiga, Thamiris Santos, resolve visitar um abrigo para crianças em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A visita que ocorreu em 2013 despertou em Thamiris, moradora de São Gonçalo, o desejo de atuar em movimentos sociais. No ano seguinte, entrou para um pré-vestibular de Trindade, bairro da cidade de São Gonçalo, para ajudar a coordenar as ações coletivas em prol do território.

Ainda em 2014, a estudante de serviço social conheceu e começou atuar no Antigo Lixão de Itaoca, no Salgueiro. Assim, dois anos depois, Thamiris cria o projeto “Por Gentileza”.

“O objetivo do coletivo é levar o maior número de parcerias, ações, atividades e informações às pessoas que têm seus direitos básicos, e que deveriam ser garantidos por lei, negados”, afirma a fundadora do coletivo, de 31 anos.

As atividades do projeto vão desde distribuição de cestas básicas, aulas de alfabetização, mutirão para retirada de documentos, oficina para geração de renda para mulheres e outras ações.

“O meu maior objetivo pro coletivo, é que um dia ele não precise existir, mas sei o quanto estamos distantes dessa realidade e enquanto isso seguimos atuando na redução da desigualdade”, desabafa.

Samara Oliveira, editora do PerifaConnection

Comentários