Mais Lidas

Negro, gay e de favela, André Damião celebra sucesso na internet: 'Venço todos os dias por ser quem eu sou'

Criado em Fazenda Botafogo, digital influencer é sucesso no Instagram e vem atraindo grandes marcas

André Damião foi criado na comunidade Fazenda Botafogo
André Damião foi criado na comunidade Fazenda Botafogo -
Se destacar na internet no meio de milhões de pessoas não é tarefa fácil. Mas conquistar esse espaço sendo um homem gay, de favela e preto, é uma tarefa ainda mais difícil. Criado na comunidade Fazenda Botafogo, Zona Norte do Rio, André Damião hoje soma quase 70 mil seguidores no Instagram, e vem chamando atenção de grandes marcas. Ao MEIA HORA, o digital influencer de 25 anos contou um pouco da sua trajetória de vida, dando detalhes sobre seus próximos projetos.

André relata que a sua escolha profissional foi influenciada diretamente pela vivência na periferia, por conta dos projetos sociais que participou.

"Minha relação com a Fazenda Botafogo foi de muito aprendizado, vivi muitas coisas boas ao longo dos meus 12 anos morando lá. Pude participar de muitos projetos sociais que me direcionaram para as profissões que exerço hoje, que são de empresário e comunicador.
Não moro mais na Fazenda, mas tenho um carinho muito forte com o local, e com as pessoas que moram lá."

Para driblar as dificuldades de crescer em uma comunidade, o artista conta que foi blindado pelo amor de sua família, citando também algumas atividades que fizeram com que ele se mantivesse em constante aprendizado.

"A minha infância foi cercada por muito amor, me inseri cedo nos projetos sociais que tinham na época. Participei de oficinas de teatro, percussão, natação e taekwondo. Mesmo crescendo num cenário de muita violência e dificuldade social, a minha infância foi repleta de amor e senso de coletividade", conta ele, reforçando: "Os projetos me ajudaram a idealizar uma vida melhor, criar perspectiva mesmo diante da realidade que eu vivia. Além da responsabilidade e equilíbrio pra seguir o meu caminho ao longo desses anos."
André Damião possui dupla nacionalidade e também é angolano. - Divulgação / Adriano Reis
Sobre as adversidades, André Damião destacou um problema que até hoje afeta os moradores de Fazenda Botafogo.

"Saneamento básico. A região sofre com enchentes recorrentes ao longo de muitos anos, e não tem a devida assistência para sair desse cenário aterrorizante", diz ele.

Apesar dos problemas, o digital influencer faz questão de ressaltar um aprendizado de sua vivência na periferia, que ele levará por toda a vida.

"O senso de coletividade é muito comum em comunidade é essencial para a vida. Foram aprendizados que moldaram meu caráter e me fomentaram para ser quem sou hoje."

Um fato curioso é que embora tenha nascido no Rio de Janeiro, André possui dupla nacionalidade e também é angolano.

"Através da minha parte paterna possuo dupla nacionalidade com Angola, mas cresci no Brasil com a minha parte materna."

Damião destaca que ser angolano impactou a sua forma de enxergar as questões raciais e o modo de pensar a temática do racismo.

"Sem dúvidas ter crescido com consciência racional foi um pilar muito importante para minha formação. O Brasil tem limitação para falar sobre raça, então por ser angolano assuntos como desigualdade racial, equidade e racismo estrutural, já eram coisas faladas e tratadas dentro de casa. Mesmo não me isentando de passar por desconfortos, me ajudaram a me impor diante dos mesmos."

Mesmo com as raízes angolanas por parte de pai, André faz questão de exaltar a força de sua mãe Genilce para superar as adversidades da vida.

"Minha mãe foi a minha primeira referência, uma mulher muito múltipla. Ao longo dos anos vi minha mãe se reinventando e se moldando mediante todas as dificuldades que a vida nos pregava. Não gosto de romantizar essa realidade, mas acho incrível como ela sempre manteve a fé e o otimismo por dias melhores", conta ele.
Produzindo conteúdos sobre viagens, casa, moda e lifestyle, André é uma figura cada vez mais procurada pelas marcas. O artista conta como surgiu o interesse pela moda.

"Desde a infância sempre tive uma relação forte com a moda, e no decorrer dos anos ela foi tornando pra mim uma grande ferramenta de expressão. Através dela pude criar minha identidade e me inserir no mercado da comunicação. Mesmo com poucos recursos, buscava referências, tendências, e reproduzia dentro da minha realidade. Fui compartilhando nas plataformas digitais que se tornaram minha vitrine."

Se hoje colhe os frutos de seu trabalho nas redes sociais, conquistando cada vez mais seguidores, André conta que sua trajetória na internet começou há quase 10 anos.

"Iniciei meu trabalho nas redes sociais em 2013 de maneira bem orgânica e sem muitas pretensões. Compartilhando meu cotidiano, fotografias, opiniões e inquietações. Na época foi até no meu blog. Meus textos ganharam expansão, e passei a distribuir para outras redes sociais. Acredito que por estudar jornalismo na época e já ter feito teatro consegui me inserir de maneira mais profissional no audiovisual, fui muito assertivo em levar meu conteúdo para o Instagram. Fui ganhando um público maior, e olhares de grandes marcas do mercado."
André Damião produz conteúdos sobre viagens, casa, moda e lifestyle - Divulgação / Adriano Reis
Para cumprir os papéis de empresário e comunicador, André Damião teve que adotar uma rotina difícil no passado, se dividindo entre duas faculdades ao mesmo tempo.

"Iniciei um curso de jornalismo e após quase um ano prestei um concurso e passei para o curso de empreendedorismo em uma universidade pública (UFRRJ). Foi um momento muito sensível, tive que abrir mão de muitas coisas pra viver uma rotina múltipla, mas eu sabia a importância de me “sacrificar” naquele período."

Uma das marcas do trabalho de André é se posicionar sempre que necessário, inclusive sobre preconceito racial, algo que ele faz desde muito jovem.

"Minhas inquietações me fazem ter o desejo de transformação, faço das minhas dores munição pra viver em um país melhor. O Brasil está longe de ser um país sem preconceito, mas eu luto diariamente para vê-lo avançar."

Por ser um homem preto, de favela e gay, André já teve que enfrentar diversos preconceitos. O artista ressalta que tudo isso serviu de combustível para que ele seguisse em frente.

"Sofri inúmeros preconceitos, mas nada é maior que minha vontade de vencer. Eu já venci, e venço todos os dias por ser quem eu sou, um homem negro, gay que veio de comunidade e está em ascensão."

André Damião também destaca a importância de usar seu alcance nas redes sociais para levantar as bandeiras da causa preta e LGBTQIA+.

"Além de representatividade que é muito importante, hoje através da minha empresa e da notoriedade nas minhas redes sociais consigo empregar, e impulsionar carreiras e vidas de outras pessoas pretas e LGBTQIAP+, isso é incrível."

Falar sobre religião é um tabu para muitos influencers, mas não para André, que é umbandista e rebate os preconceitos contra religiões de matriz africana.

"Tenho muito respeito por quem veio antes de mim, e peço licença pra dar meus passos. Minha mãe é minha maior fonte de fé, através dela aprendi ensinamentos que vou levar para minha vida inteira. Ainda estou aprendendo, mas acho importante trazer tudo que sei. Temos que humanizar a "macumba", seja ela do candomblé ou umbanda. É inaceitável a ignorância sobre isso nos dias de hoje."
André Damião produz conteúdo na Internet desde 2013 - Divulgação / Adriano Reis
Se antes era enxergada por muitos como um hobby, a profissão de digital influencer é hoje o sonho de muitas pessoas. Com isso, conseguir destaque é cada vez mais difícil. Tendo trabalhado com grandes marcas como Renner, C&A, IFood, Nestlé, Bohemia, Natura e Magazine Luiza, André fala sobre a importância de construir um uma imagem concreta, detalhando todo o trabalho por trás disso.

"Acho que digital influencer é um rótulo, de certa forma todo mundo tem poder de influência, uns mais outros menos. Mas todos têm. Por trás disso, tem todo um trabalho que requer muita responsabilidade e comprometimento. Trabalho bastante pra manter a frequência, invisto sempre em equipamento e estudos. Um diferencial é não ser eufórico com tudo que acontece na internet. Filtro sempre o que faz sentido pra minha carreira e pro meu propósito nas plataformas. Desenvolvo para ter uma carreira a longo prazo, não efervescente, e isso faz toda diferença! Me coloco da maneira que eu quero que me enxerguem, e tem dado certo."

Além de ser digital influencer, André também é empresário.

"Tenho uma empresa de comunicação. Damião Space é uma extensão de mim. A empresa nasceu com desejo de mais representatividade no mercado, quis usar minha experiência de mercado para liderar e inserir outras carreiras no mercado digital."

Animado com todas as oportunidades que estão surgindo em sua vida, André completa 26 anos na próxima sexta-feira (20), cheio de motivos para comemorar.

"Estou feliz com tudo que vivi até aqui e otimista por essa virada de chave. Que esse novo ciclo para os 26 me traga mais equilíbrio e maturidade pra viver as próximas etapas da minha carreira."
Por fim, André Damião compartilhou alguns detalhes sobre seus próximos projetos, o que envolve diversas colaborações e até carreira internacional.

"Estou numa fase cercada por muitas oportunidades, tenho feito colaborações incríveis com marcas gigantes de muita relevância nacional, e estou começando alcançar com frequência empresas internacionais. Tenho me preparado pra expandir minha empresa pra lidar com uma fase de carreira mais ampla, mas antes estou me preparando para viver esse momento. Tudo tem seu tempo, e eu sou paciente pra receber tudo que eu ainda vou viver", concluiu.
 
André Damião foi criado na comunidade Fazenda Botafogo Divulgação / Adriano Reis
André Damião hoje soma quase 70 mil seguidores Divulgação / Adriano Reis
Cheio de motivos pra comemorar, o digital influencer completa 26 anos na próxima sexta Divulgação / Adriano Reis
André Damião já trabalhou com grandes marcas como Renner, C&A, IFood, Natura e Magazine Luiza Divulgação / Adriano Reis
André Damião produz conteúdos sobre viagens, casa, moda e lifestyle Divulgação / Adriano Reis
André Damião produz conteúdo na Internet desde 2013 Divulgação / Adriano Reis

Comentários