Mais Lidas

A rua fala! Grafite da Inclusão

Pai se inspira no filho e usa grafite para conscientizar a população sobre Transtorno do Espectro Autista

André Dias
André Dias -
André Dias, publicitário e grafiteiro, transforma os muros de diferentes regiões do Rio em quadrinhos a céu aberto. Desde maio de 2017 o artista usa tinta spray para contar as histórias do personagem Xulipe, uma peça de quebra-cabeça azul que traz mensagens de conscientização sobre Autismo.

"Tenho um filho de 11 anos, o Miguel, que foi diagnosticado com Autismo aos dois anos de idade. Xulipe é uma homenagem ao Miguel. A peça de quebra-cabeça azul que ganhou vida, representa como o universo do Autismo é diverso. Xulipe é um personagem que dança, se diverte, nos ensina e foi até a lua fincar essa bandeira que carregamos com muito orgulho.’’ afirma.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2021 cerca de 42% dos atendimentos ambulatoriais a pessoas com autismo foram direcionados a crianças com até 9 anos de idade. Esse número indica a importância da Assistência Primária de Saúde, em conjunto com o olhar atento da família, para um diagnóstico precoce.

‘’Antes mesmo do laudo médico, eu e a mãe dele já percebemos. A ideia dos grafites é um convite para que pais e mães olhem seus filhos com mais atenção. Cristiane, mãe do Miguel, tem um papel fundamental na trajetória da nossa família. Foi ela quem identificou os primeiros traços quando ele ainda era bebê, o acolheu e, além de tudo, me ensinou a superar os desafios da rotina. O amor e atenção fazem toda diferença.’’ garante o grafiteiro.

Ações como a de André trazem para a superfície um assunto que deve ser lembrado a todo momento: a inclusão. Através da arte, a comunidade passa a receber e multiplicar informações que fazem diferença na vida das pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista, destruindo os tabus que a desinformação alimenta.

Gabriella Marinho, jornalista, artista plástica e colaboradora do PerifaConnection

Comentários