Mais Lidas

PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

Novo encontro acontece neste domingo (12), no Museu de Arte do Rio, o MAR

Encontro regional de redes do PerifaConnection
Encontro regional de redes do PerifaConnection -
O primeiro Encontro Nacional do PerifaConnetion acontece durante esse final de semana no Museu de Arte do Rio, o MAR, e reúne ativistas periféricos, acadêmicos e lideranças comunitárias de vários estados brasileiros em debates, oficinas, shows e rodas de conversa para discutir temáticas que permeiam a população das favelas. Na abertura do evento, que aconteceu ontem, ativistas indígenas, religiosos, educadores e colaboradores da rede do PerifaConnection se reuniram em atividades que abordaram pautas climáticas, territoriais, de racismo religioso e democracia. Além disso, também rolou o encerramento do Favela.Lab com exibição de curtas-metragens produzidos por jovens periféricos, que uniu o ativismo digital e a produção audiovisual, e o lançamento da bolsa Solano Trindade, que irá apoiar a produção de conteúdos baseados na Agenda Política das Periferias.
Hoje a programação segue a todo vapor com oficina do Coletivo Jovem Tapajônico e Telas em Movimento, além de vários convidados especiais, entre eles a filósofa Sueli Carneiro, a líder indígena Txai Suruí, o cantor gospel Kleber Lucas e a ativista Vitória Pinheiro, para discutir práticas quilombolas e perspectivas de sustentabilidade Para Adiar o Fim do Mundo. O encerramento do evento será com shows dos Djs Glau Tavares, Nic Dias e Nego Gallo.
O encontro gira em torno da construção de propostas e soluções para a Agenda Política das Periferias, uma iniciativa da plataforma PerifaConnection em colaboração com ativistas, organizações e movimentos sociais de mais de 14 estados brasileiros, seguindo sete eixos: saúde, cultura, educação, trabalho e renda, racismo ambiental, violência, política e clima.
"A finalidade que a Agenda Política das Periferias tem é trazer à tona o projeto político de país que a periferia tem. Entendendo a periferia num sentido ampliado, enquanto espaços que estão dentro de um processo de marginalização, sucateamento e desigualdade, como as favelas, aldeias, quilombos, comunidades ribeirinhas e todo território dentro dessa lógica. Então, a ideia é que essa juventude (das periferias) não apenas critique o que está posto, mas que 'coloque na mesa' um projeto político de país que queremos viver, que vislumbramos para o nosso futuro", conta o jovem pernambucano Zé Vitor, um dos articuladores da Agenda Política das Periferias.
O primeiro encontro presencial da plataforma PerifaConnection é a possibilidade de conectar as histórias que vivem nas periferias e, com isso, contribuir para o fortalecimento dos movimentos que lutam por elas. Como canta o rapper Emicida, "tudo que nós tem é nós".
Serviço: 12 de Junho, 10h às 18h - Museu de Arte do Rio (MAR) - Entrada Franca
Como Chegar ?
Baixada Fluminense /Zona Norte: Pegar trem, metrô ou ônibus até a estação Central do Brasil (Praça Cristiano Ottoni, S/Nº, Centro), depois pegar o VLT na estação Christiano Ottoni/Pequena África até Santa Rita/Pretos Novos e, por fim, andar 8 minutos até o MAR. Se for de metrô, descer na estação Uruguaiana e caminhar na Avenida Presidente Vargas até a Praça Mauá, onde fica o museu.
 
Zona Norte: Pegar trem ou ônibus até a Central do Brasil e pegar o VLT na estação Cristiano Ottoni/Pequena África até Santa Rita/Pretos Novos. Por fim, andar 8 minutos até o MAR. Se for de metrô, descer na estação Uruguaiana e caminhar pela Av. Presidente Vargas até a Praça Mauá.
 
Zona Oeste: Optar por ônibus ou por estação de trem/metrô mais próxima e fazer baldeação com metrô até a Rua Uruguaiana. Após isso, caminhar pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Mauá.
 
Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (Região Metropolitana): Pegar a barca da CCR, descer na Praça XV. Caminhar até a Praça Mauá.
 
Encontro regional de redes do PerifaConnection Divulgação
Txai Suruí Arquivo pessoal
Sueli Carneiro Marcos Steinmayer / Divulgação
Kleber Lucas Reprodução do Instagram

Comentários