O hip hop e a política de cotas nos trouxeram o Prese, um grupo de rap formado por três estudantes do 9º andar da Uerj Maracanã. Sahlim (Gabriel), Saú (Marcio) e Arkhimedes (William), jovens, negros e periféricos que viram na universidade a oportunidade de transformar a vida das suas famílias e suas quebradas e se juntaram para transformar também a realidade da própria universidade.
Prese é uma palavra do vocabulário Crioulo Haitiano que significa correria. A identificação com o nome atinge o grupo desde a infância, nas batalhas diárias que cada integrante vivenciou para conseguir alcançar a educação superior. Porém, também é uma identificação com o próprio público que vive essa mesma realidade. "A gente quer que quem ouça a música sinta duas coisas diferentes, uma ouvindo o beat (instrumental) e outra ouvindo a letra", diz Sahlim, estudante de filosofia e o beatmaker do grupo.
Sempre trazendo fortes referências como "Do Contrato Social", livro de Rousseau e o Movimento Mães de Maio, uma rede de mães vítimas da violência do Estado, com objetivo em não menosprezar a capacidade de compreensão do público em geral, o grupo tem como objetivo "levar os conhecimentos da universidade para o palco", afirma um dos membros, o também estudante de filosofia Saú.
Como estudantes cotistas e beneficiários do auxílio vulnerabilidade da Uerj, como é o caso do estudante de ciências sociais Arkhimedes, falam de seu alto rendimento quanto às notas e intensa participação na universidade por um compromisso com as políticas que os possibilitaram acesso ao ensino superior. É possível notar o mesmo compromisso do grupo também pela música, pois estão atualmente gravando seu primeiro álbum e prometem "deixar um legado de conceitos criados através da música", afirma o artista.
Polícia Civil prende dois homens que re...
Dirigente do Flamengo critica pedido de ...
Grávida, Virgínia Fonseca renova o bro...
Agentes da Defesa Civil de Mesquita part...
Telebrasil discutirá 5G, internet 3.0 e...
Com novidades, Flamengo divulga escalaç...
Equipes da Águas do Rio realizam recada...
Preso pela PF, pastor ameaçou 'destruir...