Mais Lidas

Alex Ramos

O fotojornalista está a frente da iniciativa SOS Lixão de Itaoca

Alex Ramos
Alex Ramos -

Entre 2011 e 2012, o fotojornalista Alex Ramos da Silva foi impactado com uma realidade próxima dele mas ainda desconhecida pelo profissional. Ao conhecer o antigo lixão de Itaoca, localizado no Salgueiro, em São Gonçalo, enquanto fazia as matérias para o jornal que trabalhava, Alex decidiu que tomaria uma atitude para ajudar os ex-catadores que viviam ali. Em conjunto com outros colegas de trabalho, Alex levou doações no Dia Das Crianças daquele ano. A partir dessa iniciativa nasceu o coletivo SOS Lixão de Itaoca, que anualmente realiza ações na região em datas comemorativas.

"Pessoas que vivem na pobreza extrema, pessoas que viviam de lixo tanto como fonte de alimentação quanto fonte de renda. Pessoas relataram pra gente que tentavam filtrar chorume pra beber. Então eu vendo aquilo tentei transformar a dor que senti em vivenciar aquilo ali em força pra querer mudar um pouco essa realidade", relembra o fotojornalista de 38 anos.

O movimento liderado por Alex Ramos da Silva, que atualmente conta com mais de 200 voluntários diretos e indiretos, inspirou outras iniciativas como o Por Gentileza, já pautado nessa coluna e outros coletivos que fazem ações de forma mais assídua no local.

Comentários