Mais Lidas

Agosto lilás: espetáculo sobre violência doméstica tem acesso gratuito em Santa Tereza

Após a apresentação de hoje equipe promove conversa com advogada criminalista sobre o tema

Espetáculo Carne de Segunda
Espetáculo Carne de Segunda -

Agosto Lilás! O mês de enfrentamento à Violência contra a Mulher foi escolhido por ser o mês da criação da Lei Maria da Penha, que hoje completa 16 anos. Segundo dados do Dossiê Mulher, somente no ano de 2020 foram 71.183 registros no estado do Rio, a maior parte na capital. Isso significa 270 vítimas por dia, a maioria violentada em suas residências, pelos companheiros. Os dados alarmantes de uma violência que geralmente resulta em outra: o feminicídio. De acordo com dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, duas em cada três vítimas de feminicídio em 2020 são mulheres negras, o que representa 61,8% das mortes. Das demais vítimas, 36,5% são brancas, 0,9% amarelas e 0,9% indígenas.

O tema virou peça de teatro que estreou na última sexta-feira. Carne de Segunda, escrita por Marina Monteiro, dirigida por Natasha Corbelino e interpretada por Tatjana Vereza, segue com exibições gratuitas no Teatro Ruth de Souza, em Santa Teresa, na Rua Murtinho Nobre, 169, às sextas, sábados e domingos deste mês.

A montagem, segundo a atriz Tatjana, "mostra uma mulher que toma as rédeas de sua própria vida, apesar de tudo que falam sobre ela... Pensa aí, quais são as maneiras de silenciar uma mulher potente? Apesar de ser um solo, não estou sozinha. Existem muitas mulheres que precisam pautar as suas próprias vidas. Espero que o público entenda que quanto mais se fala, se mostra e se atua contra a violência doméstica e de gênero, mais mulheres serão protegidas e livres para construir suas trajetórias de vida, inventar e sonhar seus próprios futuros", descreveu ela.

Hoje, após o espetáculo, haverá uma conversa com Danielle Souza, advogada criminalista, e a equipe de criação do espetáculo, com exibição ao vivo nas redes sociais, sobre a dramaturgia, violência doméstica e de gênero. Os interessados podem acessar o Instagram @carnedesegundaoficial para obter mais informações e também adquirir os ingressos.

Priscila Silva, jornalista e colaboradora do PerifaConnection

Comentários