Mais Lidas

Terreiro de Nova Iguaçu preserva tradições com ciclo gratuito de oficinas em setembro

Para concorrer às vagas é preciso acessar o site do Ilê Omijúàrô e aguardar o resultado da seleção

 Ilê Axé Omiojúàrô
Ilê Axé Omiojúàrô -
Tradição, memória e resistência. Um dos terreiros de candomblé mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Ilê Axé Omiojúàrô - a Casa de Mãe Beata de Yemanjá - liderada pelo filho biológico da matriarca desde seu falecimento em 2017, Babá Adailton Moreira, dá início a um ciclo de oficinas gratuitas nos próximos dias 07 e 09 de setembro, a iniciativa é uma parceria com a ONG Criola e teve início ainda no ano de 2021. Entre as atividades estão: introdução à cozinha de terreiro e o preparo do acarajé (15 vagas), imersão musical com percussão para crianças (15 vagas) e saberes sobre o ofício de trancista e a história dessa técnica ancestral (20 vagas).

“Estamos trazendo para nossa própria comunidade meio de sustento. O acarajé, por exemplo, por muito tempo foi o meu sustento, eu vendia na rua. Depois de três anos eu abri um bar e eu sustentei minha família com meu tabuleiro de acarajé. As oficinas de tranças que são nossa coroa, nosso adorno, possibilita que as pessoas trabalhem de suas casas e as oficinas de percussão que são importantes demais para as crianças”, afirma Iyá Doya, filha biológica de Mãe Beata.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 03 de setembro de 2022. Para se inscrever é preciso preencher o formulário e aguardar o resultado da seleção, que sai no dia 05 de setembro de 2022, no próprio site do Ilê - https://ileaxeomiojuaro.com.br/oficinas-alajo-novos-paradigmas-para-uma-sociedade-sem-racismo-e-violencia/

As oficinas são atividades que integram o Projeto Alajô: Novos Paradigmas para uma Sociedade sem Racismo e Violência. O Omiojúàrô completou 37 anos em 2022 e, desde então, segue sendo uma forte referência não apenas de tradição afro religiosa, mas também de cultura e resistência.

Samara Oliveira, editora do PerifaConnection
Ilê Axé Omiojúàrô Mazé Mixo / Divulgação
Ilê Axé Omiojúàrô Mazé Mixo / Divulgção

Comentários