Mais Lidas

Quilombo da Gamboa: ressignificando a sociedade através da solidariedade

Grupo realiza diversas atividades além de fornecer abrigo para pessoas em situação de rua

Quilombo da Gamboa
Quilombo da Gamboa -

Luta por moradia, soberania alimentar, solidariedade, cidadania, executar ações que o poder público não exerce. É um resumo do que acontece no Quilombo da Gamboa, espaço que abriga 15 famílias, muitas chefiadas por mulheres.

Um exemplo foram as atividades deste sábado, dia 3. Com programação voltada para as mulheres, o encontro "Manhã de Prazer: corpo, território e autocuidado entre mulheres" levou temas como sexualidade, racismo, ancestralidade e afeto ao próprio corpo - corpos reais - em espaço de acolhimento, executado por Gorete Gama, moradora do local, liderança e assistente social do grupo, e outras mulheres parceiras.

"O Quilombo da Gamboa tem sido este espaço que prioriza o acolhimento, a formação política e é desta forma que tentamos ressignificar a sociedade e principalmente reduzir a necropolítica, que define quem deve viver e quem deve morrer, e esses são em sua maioria pretos e pretas, favelados, periféricos, sem-teto e pessoas em situação de rua", diz Roberto Iberu, Cientista Social, coordenador do Quilombo, destacando a participação do grupo no Grito dos Excluídos, "que acontece há mais de vinte anos, onde movimentos sociais, coletivos periféricos e alguns partidos políticos se encontram para questionar o Dia da Independência, que no Brasil, não aconteceu de fato".

No dia 7 de setembro, o encontro acontecerá inicialmente na Avenida Presidente Vargas, altura da Uruguaiana, e seguirá por ruas adjacentes, com atividades ligadas à cultura africana, como apresentações artísticas voltadas aos orixás, jongo, afoxé, e outras.

Vale pontuar que o quilombo possui ações como cozinha solidária, alimentação a pessoas em situação de rua e moradores do entorno, além dos movimentos Sopão do Bem e Horta Agroecológica. Todas as iniciativas são realizadas graças a parcerias. Atualmente, o importante espaço de moradia para diversas famílias corre risco de incêndio por causa da sua rede elétrica. Os interessados em ajudar podem contribuir com qualquer valor para o pix 896 169 287 91, em nome do Roberto. Outras informações sobre a campanha estão no Instagram @berthogo.49.

Prisicila Silva, comunicadora e colaboradora do PerifaConnection

 

Comentários