Especialistas falam sobre tecnologias que devem evitar mortes em acidentes

Airbags externos, sensor de fadiga e assistente de frenagem de emerg�ncia estar�o presentes em todos os carros em breve

Por O Dia

Airbags externos -

Rio - Pesquisas apontam que 90% dos acidentes nas estradas brasileiras acontecem devido a falhas humanas. Perda de controle do veículo, imprudência e cansaço são algumas das causas. Para mudar essa realidade, 'novos' dispositivos de segurança tais como detectores de fadiga, assistentes de frenagem de emergência e airbags externos prometem reduzir essa estatística. Este mês, em meio a ações de conscientização no trânsito da campanha 'Maio Amarelo', o DIA conversou com especialistas sobre mudanças que a tecnologia pode proporcionar.

O superintendente técnico do CESVI/MAPFRE, Emerson Feliciano, afirma que a segurança veicular nada mais é do que o processo de desenvolvimento de tecnologias e soluções automotivas que tem o objetivo de proteger motoristas, passageiros e, eventualmente, demais pessoas envolvidas no trânsito. "Itens de segurança, tecnologias embarcadas e boas práticas na direção são três aspectos que, quando alinhados, tendem a diminuir o número de acidentes", comenta.

Segundo o especialista, institutos de pesquisa internacionais como a Euro NCAP e o Australasian NCAP já conseguiram mensurar os benefícios da segurança veicular: Frenagem Autônoma de Emergência (AEB, na sigla em inglês) reduz em 38% as chances de colisões traseiras em situações reais; airbags laterais reduzem o risco de fatalidade em 37% (52%, no caso de SUVs). Além desses dois, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) diminui as chances de acidentes fatais em 23% e de capotamentos em até 74%.

De acordo com Rodrigo Mourad, sócio- fundador da Cobli, startup especializada em melhorar a gestão de frotas, a indústria automotiva tem potencial para trazer soluções mais rápidas, mas essas iniciativas esbarram na legislação e na ausência de desenvolvimento de infraestrutura viária. "O prazo para a regulamentação é lento demais no nosso país. Do estudo até a aprovação, são muitas etapas. Vidas vão se perdendo no caminho", comenta.

Contudo, apesar das tecnologias automotivas estarem cada vez mais inovadoras, seguras e com positivo resultado de eficiência, ainda é necessário que o motorista esteja focado na condução do veículo e encare os itens de segurança como essenciais. "Muitos consumidores deixam de optar por certos itens, por serem considerados caros. Porém, toda proteção adicional do veículo vale a pena, uma vez que pagar um pouco a mais por segurança não é gasto, é investimento", alerta o superintendente da CESVI.

Autom�veis mais seguros

Por aqui, alguns modelos incluem boa parte dos itens de segurança, mas o que agrupa a maior quantidade deles é o hatch médio da Volvo, o V40. Custando R$ 124 mil, conta com tecnologias tais como airbags externos, piloto automático com sensor de pedestres, alerta de fadiga, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa. O Ford Fusion (R$ 119 mil) possui oito airbags, inclusive bolsas nos cintos de segurança laterais traseiros, que inflam em caso de colisão. O Chevrolet Cruze Sport 6 (R$ 96.790) também conta com alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

O que s�o?

AIRBAGS EXTERNOS

São bolsas de ar posicionadas em partes externas do carro. Em caso de colisão, elas se inflam para amenizar o choque de pedestres com o veículo.

FRENAGEM AUTOMÁTICA

Sistema eletrônico aciona automaticamente os freios até que o carro pare, em situações de emergência. Ele também detecta a presença de pedestres.

DETECTOR DE FADIGA

O carro identifica quando o motorista está agindo de maneira estranha, como em casos de sonolência, e emite alertas sonoros, visuais e até vibrando o banco.

Galeria de Fotos

Sensor de fadiga evita que o motorista caia no sono (foto acima). Volvo V40 � um dos modelos mais equipados no pa�s (abaixo). Divulga��o
Sensor de fadiga evita que o motorista caia no sono (foto acima). Volvo V40 � um dos modelos mais equipados no pa�s (foto abaixo). divulga��o
Airbags externos fotos divulga��o

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