Mais Lidas

Coronavírus: sindicato acusa Band por demissão de funcionários do grupo de risco

Emissora informou que 'tem realizado sem medir esforços todos os procedimentos para garantir a integridade física e a saúde de seus profissionais'

Johnny Saad, presidente da Band
Johnny Saad, presidente da Band -
Em São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores de Radiofusão e Televisão do Estado está acusando a Band de demitir "sem dó" funcionários do grupo de risco da Covid-19. A emissora informou que há 176 profissionais afastados e liberados, além de mais de 600 em home office. As informações são do site "NaTelinha".

"Sem dó, Grupo Band chama trabalhadores afastados, mesmo sabendo terem saúde vulnerável e pertencerem a grupo de risco, para demitir", disse o sindicato em sua página oficial. Para eles, a Band não aderiu à MP 936, que garante estabilidade no emprego na pandemia, o grupo também informou que a emissora não está testando os funcionários, mas afirma ter apenas dez casos de coronavírus na empresa.

Mas, o sindicato listou cinco funcionários que estão na UIT ou isolados em casa por causa do vírus.

A Band emitiu uma nota negando as demissões e afirma que está honrando com pagamentos sem redução de salários. Confira a nota na íntegra:

"A Band informa que, em virtude da pandemia, tem realizado sem medir esforços todos os procedimentos para garantir a integridade física e a saúde de seus profissionais.

Com este intuito, a empresa promoveu adequações em vários setores e departamentos, afastando 176 profissionais que se enquadram no grupo de risco e permitindo a prática de home office para mais de 600 colaboradores, além da implementação de escalas de trabalho flexíveis e em regime de revezamento de equipes.
Durante todo este período, a Band cumpriu seu compromisso de honrar com o pagamento dos salários de seus profissionais afastados, assim como o pagamento de benefícios, sem realizar quaisquer reduções de salário e jornada.

As movimentações ocorridas nos últimos meses fazem parte de um contexto necessário para a dinâmica do negócio e sem qualquer tipo de segregação por grupo ou situação de trabalho."