Mais Lidas

Deputado denuncia brothers ao MP por debocharem da religião de Lucas Penteado

Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena foram acusados de intolerância religiosa após ironizarem o orixá Xangô

Deputado Átila Nunes denuncia brothers ao MP por zombarem da religião de Lucas Penteado
Deputado Átila Nunes denuncia brothers ao MP por zombarem da religião de Lucas Penteado -
Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro, Átila Nunes afirmou que irá encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do Rio contra os participantes do 'BBB 21' Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por debocharem de uma entidade de matriz africana ao conversarem sobre a religião do brother Lucas Penteado no confinamento.
"Não me restou outra opção do que encaminhar uma denúncia ao Ministério Público dos participantes do BBB Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por vilipêndio religioso, crime caracterizado no Código Penal. E pedir à DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) para requisitar as gravações. As referências extremamente ofensivas acompanhadas de chacotas dos quatro participantes a uma entidade das religiões de matrizes africanas estimulam o preconceito e os ataques à Umbanda e ao Candomblé. Dificilmente eles se refeririam dessa forma a Nossa Senhora ou à Biblia", diz o político em seu pronunciamento.
Para Átila Nunes, Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena causaram revolta nas redes sociais e foram acusados de intolerância religiosa após ironizarem o orixá Xangô, no BBB. "Nego Di fez um trocadilho desrespeitoso com o orixá Xangô. Inacreditavelmente, Lumena, que se diz adepta do Candomblé, junto com seus amigos, ironizou a Umbanda, religião de Lucas Penteado. 'Eu xangôzei', disse o humorista, arrancado gargalhadas dos colegas. 'Cheguei a xangôzar no quarto, véi', completou. Depois, foi a vez de Karol Conká fazer o deboche. 'Você falando é muito engraçado. Eu chamei Xangô, véi', disse a rapper, imitando os trejeitos de Lumena", detalha o deputado.
"Apesar de estarem ridicularizando uma religião de matriz africana, Lumena caiu na gargalhada e ainda lembrou uma conversa que teve com Lucas. 'Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando', disse a baiana. Essas cenas revoltam a todos que mantém respeito pela fé religiosa de nosso semelhante, seja ela qual for. Como podem, quatro pessoas, todas negras, que deveriam se preocupar com o racismo – inclusive o religioso – não se preocuparem em vilipendiar a Umbanda e o Candomblé num programa de TV com repercussão nacional? Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena me envergonham", lamenta Átila Nunes.