Mais Lidas

Escritora Lygia Fagundes Telles morreu aos 103, diz documento

Idade verdadeira da autora foi confirmada por genealogista, após análise de certidão de casamento

Lygia Fagundes Telles
Lygia Fagundes Telles -
Rio - A escritora Lygia Fagundes Telles, morta no último domingo, 3, tinha, na verdade 103 anos, revelou o genealogista Daniel Tadonne. O pesquisador analisou dois documentos, a certidão do primeiro casamento, com o jurista Gofredo Teixeira da Silva Telles, firmada em 17 de abril de 1947 e a identidade. Nelas, constam que a autora nasceu em 19 de abril de 1918, não 1923, como foi repercutido.
A identidade da autora bate com a data da certidão de casamento, conforme confirmou o portal g1 com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Questionada, a Academia Brasileira de Letras se omitiu, alegando que a autora gostava de manter discrição com relação à idade. Leia o texto que acompanha o post de Tadonne, publicado em seu instagram, abaixo:

"Lygia Fagundes Telles (1918-2022)

Hoje morreu Lygia Fagundes Telles. E sua genealogia nos mostra que a grande escritora guardava um segredo: ela era 5 anos mais velha do que dizia!

Partiu hoje aos 103 anos e não aos 98 anos como todos os meios de comunicação e até a Academia Brasileira de Letras imaginam..

Lygia foi registrada no cartório de registro civil de Santa Cecília (São Paulo SP) em 23 de abril de 1918 com 4 dias de idade. Poucos dias depois foi batizada na paróquia da Consolação em 3 de maio de 1918.

Casou-se com seu primeiro marido, Goffredo Teixeira da Silva Telles, em 17 de abril de 1947, 2 dias antes de completar 29 anos. No registro de casamento sua data de nascimento é clara: 19 de abril de 1918.

A pesquisa genealógica muitas vezes revela dados e fatos escondidos há décadas. A análise dos registros de fonte primária pode desafiar nossas crenças.

Quem nunca desvendou alguns segredinhos com o auxílio da genealogia?".
A reportagem é de Matheus Lopes Quirino, do Estadão.