Mais Lidas

MC Livinho lança 'Pare de Chorar, Mãe' e conta história de jovens que perderam a vida para o crime

Com a chegada do novo single, cantor afirma que quer conscientizar e tocar o coração da juventude: 'Espero que essa música seja um ponto de partida'

MC Livinho lança "Pare de Chorar, Mãe" e conscientiza jovens sobre a vida no crime
MC Livinho lança "Pare de Chorar, Mãe" e conscientiza jovens sobre a vida no crime -
"Mesmo com todas as dificuldades, é possível seguir o caminho certo e lutar pelos seus sonhos". Assim nasceu a mais nova música de MC Livinho, "Pare de Chorar, Mãe". Com uma letra forte e uma abordagem realista, o cantor conta a história de milhares de mães brasileiras, que perderam seus filhos para o crime e precisaram enfrentar a dor de um fim precoce.
Em entrevista ao DIA, o artista, que lançou o single em parceria com a produtora Kondzilla, dá mais detalhes sobre a mensagem que deseja transmitir com a nova canção, suas inspirações e o impacto que quer causar ao longo da carreira. Encarando o funk como ferramenta de conscientização, Livinho pretende levar a mudança por meio de sua arte.
A sua nova música, "Pare de Chorar, Mãe", carrega um significado muito forte, uma abordagem bem direta sobre a realidade de muitos jovens e mães no país. Qual é o seu principal objetivo ao transmitir essa mensagem?
O meu principal objetivo é transmitir uma mensagem que toque no coração dos jovens, das crianças e dos adultos para que reflitam sobre suas atitudes. Além disso, foi uma forma de relatar o sentimento precoce vivido pelas mães, que perdem seus filhos para mundo do crime e do tráfico.
O que te inspirou a lançar esse novo single e escolher esse tema?
O que mais me motivou foram situações de pessoas próximas, familiares, amigos e da sociedade em geral. Normalmente, a gente conhece essas histórias de um jeito mais distante, por meio das redes sociais e dos jornais. Isso comove, mas quando você fica sabendo de pessoas próximas que se perderam assim, e que tiveram a vida encerrada de um jeito tão trágico, isso impacta mil vezes mais. A inspiração maior foi a vontade de tocar o coração dos jovens, para eles refletirem sobre o caminho que pretendem trilhar.
Você escolheu uma abordagem muito real e comovente, tanto no clipe, quanto na letra da canção. Por que decidiu tratar o assunto de forma tão realista?
Eu quis estar o mais perto possível da realidade. Se pararmos para analisar e pensar, as histórias reais de jovens que vão para o crime são tão diferentes, mas acabam se encontrando de diversas formas, principalmente no fim. Então, escolhi essa abordagem para se parecer o máximo possível com essa narrativa, tão recorrente nas comunidades do país. A gente fica sabendo dessas tragédias, mas não vê elas de perto. O clipe serve pra ter uma noção de como elas são de verdade. Também, mostrar a dor de uma mãe com tudo isso. É dolorido, mas necessário mostrar. Minha equipe foi incrível trazendo isso tudo para o clipe.
Uma das partes mais emocionantes é o depoimentos das mães que realmente enfrentaram a dor de perder um filho tão jovem. Como você enxerga o impacto da fala dessas mães no seu projeto?
Por essas mães terem perdido os filhos e terem se disponibilizado para expressar um pouco da sua dor e da sua perda nos vídeos, eu enxergo que o material vai tocar nos corações de outras mães e filhos para que não sigam o mesmo caminho.
A música é uma ferramenta com grande potencial de mudança. Qual efeito você espera que essa canção possa ter na vida dos jovens?
Espero que essa música seja o ponto de partida para que muitos jovens, que estejam no caminho errado, decidam mudar de vida. Para que possam refletir sobre o que importa de verdade, sobre as pessoas que nos amam e que se preocupam com a gente. Quero que saibam que, até para quem nunca teve muitas oportunidades ou uma vida financeira estruturada, mesmo com todas as dificuldades, é possível seguir o caminho certo e lutar pelos seus sonhos.
O que essa música significa para você, como cantor, e na sua carreira daqui para frente?
Eu sempre fiz músicas nesses estilos, indo além do funk ostentação e de outros temas pelos quais o funk é conhecido hoje em dia. Sempre foi importante pra mim usar a fama pra algo positivo, para levar a conscientização. Dessa vez, houve uma dedicação maior, e a recepção do público também está sendo diferente. Então, acredito que minha versatilidade e minha abordagem sobre estas questões sociais estejam sendo cada vez mais reconhecidas.
Para você, qual a importância de artistas que usam a música como ferramenta de mudança e conscientização?
É muito importante. Não é só falar de bebida, de noite, de balada, de drogas. O funk e a música no geral são muito mais que isso. A música também tem um grande poder de conscientizar, de trazer um direito de liberdade de expressão, de mostrar o que é certo. Música é liberdade para você expressar o seu sentimento em forma de poesia e de rimas. E não existem limites para esta expressão.
*Estagiária supervisionada por Tábata Uchoa

Comentários