Mais Lidas

'Sou uma salada de frutas', brinca Paulo Pires sobre mistura de ritmos em suas canções

Artista entrou nas paradas de sucesso e alcançou o grande público após single 'Ameaça' tocar nas festas do 'BBB 22'

Paulo Pires
Paulo Pires -
Rio - Suas composições ficaram conhecidas nas vozes de grandes nomes do sertanejo, entre eles, Marília Mendonça, Henrique e Juliano e Gusttavo Lima. Mas foi com o single 'Ameaça', em parceira com Marcynho Sensação e MC Danny, que Paulo Pires ligou sua imagem ao talento na música. A canção viralizou nas redes sociais e embalou as festas do 'Big Brother Brasil 22'. O goiano agora se prepara para o lançamento de seu DVD e fala sobre o single 'Joga a Raba', o primeiro do novo projeto. 
Você surgiu no meio artístico compondo para outros cantores, como foi a experiência?
Tivemos músicas gravadas por Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone...teve muita gente que, graças a Deus, gravou música nossa. Fazemos músicas para vários artistas. A composição foi uma escola em todos os sentidos, foi fundamental para me encontrar como artista e quanto identidade vocal. Eu gravava 10 guias todos os dias, então foi uma escola e é minha base até hoje.

Como foi a transição de compositor até gravar suas próprias canções?
Tudo começou comigo querendo ser cantor, mas no meio do caminho fui abençoado com a trilha da composição que me deu uma estabilidade financeira, eu conseguia viver bem disso e isso me deu muita paz. O lance como cantor fluiu. Eu conheci o Eduardo Bastos na gravação do DVD de uns sócios e começamos a conversar e trocar ideia. Ele me chamou para lançar um projeto no começo da pandemia e vieram as músicas 'Coração Besta' e 'De Pisadinha Em Pisadinha', que deram um resultado muito legal, então as coisas aconteceram de forma natural. Está sendo gostoso demais.
Como foi iniciar a carreira no período pandêmico?
A gente sentiu falta do corpo a corpo com o público. Uma coisa é a resposta da internet e outra coisa é a resposta nos shows. Agora que está voltando o mercado, estamos tendo a oportunidade de sentir o público cantando as músicas, o carinho de todo mundo, as declarações... isso é algo que não tem preço. Isso é gasolina todo dia para a gente. Tem sido algo especial para mim e estou curtindo todos os momentos.
A canção 'Ameaça' bombou após tocar 'BBB 22'. O que você achou da repercussão?
Foi muito importante a força e a proporção que a música tomou depois que ela foi para o 'BBB'. A gente trabalha para isso, mas acaba surpreendendo a proporção que isso toma. A música entrou para o Top Viral Mundo nas plataformas digitais, então foi algo excepcional.

Você esperava tanto sucesso?
Quando chegamos a gravar uma canção é porque acreditamos. Só gravamos algo que acreditamos que possa chegar no coração da galera, mas não imaginava que seria isso tudo. Acreditava na música, mas não para esse 'boom' todo. Realmente me surpreendeu.
Como surgiu a parceira com MC Danny e Marcynho Sensação para essa canção? 
Na verdade, essa música seria gravada apenas comigo e o Marcynho Sensação. Tínhamos um feat para gravar juntos e perto da data da gravação fizemos 'Ameaça'. Fui para São Paulo produzir e gravar o clipe no mesmo dia. A canção tinha uma parte feminina e a MC Danny acabou chegando no estúdio e pensamos em colocar a voz dela. Casou certinho com a música, o povo abraçou e virou essa explosão.
Quais outros artistas você gostaria de criar uma parceira musical?
Eu almejo parceiras com grandes artistas, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Zé Neto e Cristiano e Wesley Safadão... são pessoas que fazem a diferença na hora que cantamos juntos. Sem esquecer o que representam na música e para gente, são pessoas que somam muito em uma parceira. Tenho uma música para sair com o Hungria. São pessoas que admiro e seria bom ter por perto para gravar algo juntos.
Suas canções combinam o piseiro com o sertanejo. Como funciona essa junção de ritmos?
Eu sou uma salada de frutas [risos]. Eu gosto dessa mistura. Existe o momento que você quer curtir, dançar, sensualizar, chamar a atenção de alguém, brincar, chorar e sofrer... temos que encontrar a nossa identidade em todos esses momentos. Eu não sou um artista que vai cantar só música de sofrência ou só música de farra. Eu vou gostar de cantar todos os momentos.  Eu não tenho essa identidade de um só gênero. A gente é sertanejo, mas dentro desse ritmo temos várias características. No começo precisa ter essa pegada, esse clima alegre e de energia positiva.
Qual o próximo passo na sua carreira?
Gravamos um DVD com 20 músicas no dia 30 de abril. São algumas regravações e outras inéditas,  será lançado (o DVD) até o final do ano. Tem muita coisa nova chegando, é uma mistura de piseiro e sertanejo para atender essa galera que curte os dois ritmos. Está vindo muita coisa diferente.
Reportagem da estagiária Letícia Pessôa sob supervisão de Tábata Uchoa
Paulo Pires Divulgação
Paulo Pires Divulgação
Paulo Pires Divulgação
Paulo Pires Divulgação
Paulo Pires Divulgação
Piano Divulgação

Comentários