Mais Lidas

'Quero ser protagonista de uma novela da nove', almeja Gabriela Loran, atriz de 'Cara e Coragem'

Artista vibra com o crescimento de sua personagem na novela e conta como é contracenar ao lado de Taís Araújo

Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem'
Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem' -
Rio - Após quatro anos, Gabriela Loran está de volta às novelas! A atriz de 29 anos tem encantado o público como a secretária Luana, em "Cara e Coragem", da TV Globo. A artista vibra com o destaque que tem ganhado na trama, depois de Clarice (Taís Araújo) despertar do coma, comemora o fato de não interpretar uma personagem trans e adianta algumas novidades do folhetim. Ao Meia Hora, ela, que também brilha na segunda temporada de "Arcanjo Renegado", do Globoplay, e "Novela", nova série da produtora Porta dos Fundos, ainda diz que se considera uma pessoa de fé e se declara uma apaixonada pela vida. Confira a entrevista!
- Como é voltar às telinhas com essa personagem, Gabriela?
Foi um grande presente. A personagem cresceu durante a novela, o que me traz uma responsabilidade grande. Gravava só dois dias na semana, mas com o retorno da Clarice (Taís Araújo) comecei a gravar mais dias e mais cenas. Teve uma vez que gravei mais de 20 cenas em apenas um dia. Foi um desafio dramatúrgico muito grande. A Luana é uma personagem incrível. Pra mim, ela representa muito a fé. Ela sempre disse que tudo ia ficar bem, que a Clarice ficaria bem (a personagem estava em coma). E contracenar com a Tais é grandioso. Cresci assistindo ela.
- Você cita que sua personagem representa a fé. Você é uma pessoa de fé também?
Apesar de eu nunca seguir nenhuma religião, fé nunca me faltou. Cresci na igreja católica, mas atualmente não pertenço a nenhuma religião, transito em várias. A fé não está só dentro de templos, terreiros, igrejas. A fé vai além da nossa relação com Deus.
- Além da fé, você tem algo em comum com a Luana?
O companheirismo, o carisma, o fato de levar a vida de maneira leve. Minhas amigas me procuram muito para receber conselhos.
- Você citou que é uma grande admiradora do trabalho da Tais Araújo. Você aprende muito com ela em cena?
Tenho aprendido muito com a Taís e a Clarice (sua personagem). Teve cena que estava um pouco insegura e comentei com a Taís. Acreditava que minha atuação estava sendo linear. Ela me disse: 'Gabriela, quando você aparece na TV, você brilha. Existem pessoas que nascem com o dom da atuação e outras estudam. Você teve a sorte de nascer com isso. Você é natural, consegue atuar organicamente'. Eu zerei a vida depois desse comentário. Ela também brinca que eu sou a melhor influenciadora do Projac, porque eu compartilho os bastidores das gravações no Twitter. A nossa amizade vai para além da novela.
- Essa volta de Clarice já movimentou e muito a novela. O que mais vem por aí? 
A Luana e a Clarisse são cumplices mesmo. Tem um affair que a Luana vai ter que vai ser bem engraçado. Além disso, a Luana ajuda a Clarice em vários momentos, como a se disfarçar. Vai acontecer uma coisa com a Luana que os amigos vão ficar tristes e os vilões felizes. Não é um atentado. Vem muita emoção. Estamos caminhando para o fim da novela, então, a trama está bem movimentada! 
- Já que a novela está na reta final, qual seria o desfecho ideal para a Luana?
Espero a Luana grande. Que a Clarice coloque ela como seu braço direito na empresa, que ela assuma o cargo da Regina (Mel Lisboa). Ou até mesmo que a Luana se torne uma acionista da empresa. E que termine a novela com o affair dela. Realizada profissionalmente e pessoalmente.
- Você fica contente de atuar em um papel que não te define como trans? De não ficar limitada a um tipo de personagem?
Isso é um grande presente. Enquanto atriz, quero fazer todos os tipos de personagens possíveis. É ruim ficar presa a um estereótipo. Não quero ficar estigmatizada em personagens nesse universo. O debate em relação de gênero acontece fora da novela também. Então me questiono: 'Será que um dia vou ter a oportunidade de viver uma personagem tão complexa?'. Claro que quero viver personagens como eu, mas não só isso. Faço até apelo para os diretores, roteiristas: 'Nos deem oportunidades, mas protagonismo também'. Escrevam personagens pra gente, nos deixem mostrar o nosso talento. Me esforço há oito anos. Quero poder ser conhecida como atriz e não como atriz trans. Fiquei marcada muito tempo como 'atriz trans de Malhação'. Ser trans é minha condição de vida, nasci e vou morrer trans. Mas não sou só trans. Sou trans, atriz, poetisa, cantora. Quero ser chamada para os programas de TV para falar sobre atuação, dramaturgia, o que eu desejo para o futuro.
- E quem é a Gabriela? 
É uma mulher muito sonhadora. Já conquistei muita coisa, mas quero mais. Já fiz "Malhação", dei um carro pro meu pai, tenho o apoio da minha família, sou comilona, tenho amor pela vida. Me orgulho de sobreviver da arte. Além disso, nunca estou satisfeita com nada. Tenho muita gratidão, mas sempre quero mais. Não tenho medo de sonhar alto, grande. Quem sonha, movimenta. 
- Além de "Cara e Coragem", você está em "Arcanjo Renegado", do Globoplay, e em "Novela", nova série da produtora Porta dos Fundos. De onde vem tanta disposição?
Não sei de onde eu tiro força e disposição pra tanta coisa (risos). Mas eu não nego trabalho. E isso de estar em várias obras ao mesmo tempo faz com que as pessoas conheçam a minha versatilidade como atriz. A Luana, de 'Cara e Coragem', tem esse peso de uma secretária, de uma grande siderúrgica. A Lucrécia, de 'Novela', é uma jornalista fofoqueira, engraçada. E a Giovana, de 'Arcanjo Renegado', é chefe de gabinete da presidente da Alerj, interpretada por Cris Vianna, trabalha com política. 
- A Lucrécia é uma jornalista de fofoca. Você gosta de uma fofoquinha, Gabi? 
Olha, eu escuto muito, sou boa em guardar segredo. Então, eu gosto de saber da fofoca, mas não repasso. Estou até estudando psicologia, porque gosto desse lugar de escuta. De ser acionada para dar conselho, sou boa ouvinte. 

- Você é São Gonçalo. Ainda mora por lá? 
Não, hoje eu moro na Tijuca. Porém, minha família continua morando em São Gonçalo, estou construindo uma casa para os meus pais lá. Mas minha família sempre está aqui comigo também. 
-Nas redes sociais, você mostra ser uma pessoa muito divertida. É isso mesmo?
É isso mesmo. Sou uma atriz de humor. Acho tão bom rir, e rir com consciência. Humor tem limite também. Quando uma pessoa não ri, esse humor está errado. Sou carismática também. Estou mesmo nessa vibe da vida. 
- Você terminou recentemente seu casamento. Já está à procura de alguém, é do tipo que se apaixona fácil?
Sou taurina, né? A pessoa me faz um carinho e eu já faço na minha cabeça planos de casamento. Eu sou muito emocionada, como dizem. Sou apaixonada pelo mundo, pelas pessoas. Se um grande amor pintar, estamos aí (risos). 
- O que você deseja para o futuro?
Quero continuar sobrevivendo de arte, quero ser protagonista de uma novela da nove, das sete, de qualquer uma. Quero mostrar pra mostrar pro Brasil meu poder dramatúrgico. Não tenho um tipo de personagem preferido também. O que vier, é lucro. Mas quando mais difícil melhor (risos).
Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem'
Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem'
Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem'
Gabriela Loran é destaque em 'Cara e Coragem'
Gabriela Loran interpreta Luana em 'Cara e Coragem' Paulo Belote/ TV Globo
Gabriela Loran, Tais Araujo e Guilherme Weber em cena da novela 'Cara e Coragem' Divulgação / TV Globo
Gabriela Loran interpreta Luana em 'Cara e Coragem' Estevam Avellar / TV Globo