Mais Lidas

'Sou determinada como a Francisca'

Gabriela Moreyra comenta semelhanças com sua personagem e fala sobre sua relação com a dança

Gabriela Moreyra brilha como a Francisca, em Bom Sucesso, da TV Globo
Gabriela Moreyra brilha como a Francisca, em Bom Sucesso, da TV Globo -

Gabriela Moreyra vem ganhando cada vez mais espaço em Bom Sucesso, da Globo. Sua personagem, a professora Francisca, caiu nas graças do público e, finalmente, fisgou o coração de Ramon (David Junior). Nas redes sociais, há torcida para o casal, chamado de Framon pelos fãs, ficar junto. À coluna, a atriz comemora o sucesso da personagem, relembra professores e fala sobre o namoro com Giorgio Filannino. Confira a entrevista!

A Francisca está ganhando cada vez mais destaque na novela. Está feliz com o crescimento dela na trama?

Estou muito feliz com tudo que está acontecendo com a Francisca. A personagem cresceu e está à vontade com sua história.

Você se identifica em algo com a Francisca?

Sim, acredito que a sinceridade que a Francisca tem, a Gabriela tem também. Sou determinada como a Francisca, mas gostaria de ter o mesmo tamanho da força e determinação que ela tem.

Na novela, você é professora. Você admira essa profissão? Tem alguma lembrança especial de algum professor?

Admiro muito! É através dos nossos educadores que todas as outras profissões se iniciam, eles contribuem na autoestima e crescimento de qualquer indivíduo. Alguns professores marcaram a minha vida. Na adolescência, por exemplo, tive dificuldade em Física e meu professor Sandro me ajudou antes de uma prova dificílima com exercícios extras e conversa. Quando saiu o resultado, ele fez questão de me chamar à frente da turma toda e mostrar minha nota 10, ressaltando meu esforço e dedicação, dizendo a todos que os obstáculos podem ser ultrapassados.

Acredita também que a educação é o futuro do país?

Sim, a educação move. Destrói barreiras, abre portas, apresenta novos destinos ao ser humano, agrega valores, possibilitando que outros prismas sejam vistos e que, sim, podemos direcionar nosso futuro.

Como está sendo o retorno do público das ruas em relação a Francisca?

Estou muito feliz com o retorno. Tenho recebido muito carinho do público, tanto pela torcida para que ela fique com o Ramon quanto pela admiração na relação dela com o aluno Waguinho (Lucas Leto).

Sua personagem adora um samba. Como é sua relação com o ritmo, Gabriela?

Se eu disser que sambo bem, vou estar mentindo (risos). Mas tenho samba no pé e no corpo, é nossa cultura. Na minha opinião, o ritmo que mais representa o Brasil é o samba.

E sua relação com a dança? Está se dedicando fora das gravações? Porque a Francisca é pé de valsa.

Adorei o elogio! Sou filha de professora e bailarina, obrigada à Escola de Dança Valeria Moreyra, que por muitos anos fiz balé clássico e jazz. Mas aproveito para dividir com vocês que, diferente do que muitas pessoas pensam, eu tive muita dificuldade e ainda estou tendo com a dança de salão (risos). Porque diferente do balé, na dança de salão, você precisa saber dançar a dois todo o momento e confiar no seu parceiro, deixando que ele te guie. Estamos nos dedicando muito, eu e David Junior. Ontem, por exemplo, ensaiamos três horas antes do início do nosso set de gravação, estou toda dolorida.

Tem um ritmo que goste mais?

Gosto de dançar forró. Meus amigos me tiram pra dançar, mesmo sabendo que levarão alguns pisões (risos). Mas me surpreendi mesmo foi com o tango, não imaginava que fosse gostar tanto. Já estou à procura de alguma academia que ensine dança de salão para me aprofundar no ritmo.

A Francisca também é engajada em projetos sociais. Você conhece algum, participa?

Foi graças a Nalva Sousa que pude conhecer o projeto Redes da Maré, o Observatório de Favelas, o Mulheres da Maré e o Centro de Belas Artes da Maré, todos vinculados ao Complexo da Maré. Uma rede de pessoas que se dedicam diariamente para agregar, exaltar e fortalecer a cultura dentro da comunidade.

A Francisca é bem direta e determinada no que ela quer. Você também é assim?

A Francisca, além de determinada, sabe dialogar. Acredito que, através da comunicação, podemos alcançar objetivos e nos aproximar de pessoas que admiramos.

Assim como sua personagem, você já tomou a atitude de dar o primeiro passo numa relação, dizer que gosta, pedir em namoro?

Sim, não cheguei a pedir em namoro, mas eu disse que estava amando e perguntei se era recíproco. Não acredito nesses rótulos, mas precisava saber se existia amor do outro para dar continuidade na entrega do meu sentimento, e existia.

Já acabou se envolvendo em algum triângulo amoroso, mesmo sem querer?

Não. E não desejaria estar na pele da Francisca. Quando li sobre as cenas, pensei: "Corre mulher, pode ser furada!". Mas ela está livre e desimpedida, apenas vivendo esse momento. Desejo sorte pra ela!

Você torce pra ela ficar com o Ramon?

Torço pra ela ser feliz, com Ramon ou sem Ramon, não romantizo relações, mas se for pra ser, será! Fico curiosa pra saber se o público está torcendo por eles... #Framon. 

Você é linda. Quais são segredos de beleza? 

Não tem segredos... Um bom hidratante facial, muita água e, quando eu falo muita, é muita mesmo, alimentação equilibrada e boas noites de sono. Pelo menos por enquanto essa é minha dica. 

É muito diferente atuar na Globo? Ou é a mesma coisa que na Record?

São empresas diferentes, não consigo nem comparar. O que sei é que me sinto em casa tanto em uma quanto na outra, me sinto acolhida e relaxada para trabalhar. E acho que é isso que realmente importa.

Você namora o Giorgio Filannino. É sua alma gêmea, Gabriela? 

Acredito nos encontros da vida, ele é meu melhor encontro e não desejo outros. Gostaria de poder dividir todos meus dias com ele, minhas conquistas, minhas viagens... Gosto quando acordo e tenho ele ao meu lado, agradeço todos os dias por ter tido a oportunidade da vida ter cruzado nossos caminhos nesse mundo tão gigante.

Ele sente ciúme das suas cenas de beijo ou já está acostumado?

Se ele sente, não divide comigo (risos). Brincadeiras à parte, ele sabe que é meu trabalho e que minha profissão é uma das coisas que mais estimo. Ele tem assistido tudo através das redes sociais e torce cada vez mais pelo crescimento da Francisca.

Gabriela Moreyra brilha como a Francisca, em Bom Sucesso, da TV Globo Jorge Bispo / divulgação
Gabriela Moreyra brilha como a Francisca, em Bom Sucesso, da TV Globo Jorge Bispo/ divulgação
Gabriela Moreyra brilha como a Francisca, em Bom Sucesso, da TV Globo Jorge Bispo/ divulgação