Mais Lidas

Zezé Di Camargo e Luciano falam sobre 30 anos de 'É o Amor': 'Temos orgulho da história que construímos'

Em entrevista, dupla faz um balanço das três décadas de sucesso e ainda compartilha qual é a versão favorita da canção; confira!

Zezé Di Camargo e Luciano
Zezé Di Camargo e Luciano -
No dia 19 de abril, Zezé Di Camargo e Luciano comemoraram 30 anos de "É o Amor", música que tomou conta do Brasil e mudou para sempre a carreira da dupla. À coluna, os irmãos fazem um balanço das três décadas de sucesso e ainda compartilham qual é a versão favorita de "É o Amor", que já foi regravada por dezenas de artistas. Confira!
Vocês estão comemorando 30 anos de sucesso. Quando vocês começaram, imaginaram que estariam chegando a essa marca de carreira?
ZC- A gente desejou tanto que idealizávamos, sim, vida longa a nossa carreira. Naquele primeiro momento a gente só queria acertar uma música e fazer com que o Brasil conhecesse Zezé Di Camargo e Luciano. Chegar até aqui com o mesmo gás, sucesso e reconhecimento do público é uma dádiva de Deus.

Quais eram os maiores sonhos da dupla lá atrás, no início da carreira?
LC- Conquistar o público, ter uma legião de fãs, tocar no rádio, aparecer em TV, fazer grandes parcerias, levar nossa música aos 4 cantos do mundo e conseguimos muito mais. Tivemos nossa história contada na grande tela (cinema), musical, livro, samba enredo no carnaval do RJ, Bonecos de Olinda, Cruzeiros, mais de 40 milhões de cópias vendidas, muitas turnês internacionais e nacionais....enfim. Somos realizados!

E tem algum que ainda falta realizar profissionalmente?
ZC- Somos completos aos 30 anos. Manter o carinho e reconhecimento do nosso público.

Tem uma fórmula para fazer sucesso por tanto tempo?

LC- O sucesso não tem segredo ou fórmulas. Respostas existem várias, mas quem de fato conquista o público sabe que não existe uma receita. Existe, sim, uma história. E tenho orgulho da que construímos com muito amor.

Vocês imaginavam que 'É o amor' fosse fazer sucesso por tanto tempo? Que depois de 30 anos as pessoas ainda iriam cantar em festas e karaokês? O que essa música representa para a dupla?
ZC- Foi a música que mudou nossa vida, a vida da nossa família. É o que nos traz até aqui, nesses 30 anos de sucesso e celebrar tantas conquistas ao longo desse tempo. É uma canção atemporal. Que fala de amor, de saudade, da vontade de estar junto. Afinal, amar se conjuga, sim, em todos os tempos.

'É o amor' já foi regravada por vários artistas. Tem alguma versão que é a favorita da dupla?
ZC- Sim, uma bênção! Cada pessoa que gravou, foi inesquecível pra nós. Mas, confesso que, quando a Bethânia regravou foi um presente já que a música é inspirada em uma canção dela a “Negue”. Antes de escrever “É o amor” eu estava andando na rua e pensava na música “Negue” , de Maria Bethânia, e justamente naquela parte: “Negue o seu amor e o seu carinho. Diga que vc já me esqueceu”.. Quando cheguei em casa, sentei no chão, peguei o violão e saiu assim: “Eu não vou negar que sou louco por você, tô maluco pra te ver, eu não vou negar”.

Qual o momento que vocês notaram que a canção era um verdadeiro sucesso?
ZC- Estávamos reunidos na casa que os nossos pais moravam em Goiânia, quando a música tocou a primeira vez na rádio. Foi emocionante. Eu e ele já tínhamos levado a fita na rádio Terra. Depois que tocou a música pela primeira vez, o nosso pai começou a missão com as fichas e os seus colegas de obra, em que ele apostou todas as fichas (literalmente) em nós e no nosso sonho (que era dele também). Foi um dia de muita emoção. A sensação de ouvir na rádio a primeira vez, a segunda, a décima...e por aí vai.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.meiahora.com.br/_midias/jpg/2017/07/20/120x80/1_zez-44355.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'59712fe02f90c', 'cd_midia':44355, 'ds_midia_link': 'https://www.meiahora.com.br/_midias/jpg/2017/07/20/zez-44355.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '620', 'cd_midia_h': '400', 'align': 'Clear', 'midias': [44355,21743156,21743137], 'ds_midma_legen': {'0': '','21743137': 'Zezé Di Camargo e Luciano','21743156': 'Zezé Di Camargo e Luciano'}}