Mais Lidas

Dandara Mariana diz que já foi perseguida por conta da cor de sua pele

'Um segurança foi acionado para ficar rondando atrás de mim', contou atriz

Dandara (Dandara Mariana), em 'Verão 90'
Dandara (Dandara Mariana), em 'Verão 90' -
Nesta quarta-feira (20), quando se comemorava o Dia da Consciência Negra, a atriz Dandara Mariana revelou que já se sentiu acuada e foi perseguida em um shopping por conta da sua cor de pele.

O fato, que ocorreu em sua adolescência, marcou sua vida. Ela, que cresceu em uma família de classe média no Rio de Janeiro, disse que passou por vários constrangimentos por causa da cor de sua pele. "Uma delas foi dentro de uma loja em um shopping, onde um segurança foi acionado para ficar rondando atrás de mim, do meu irmão e de um amigo (todos negros), achando que iríamos furtar algo. Éramos muito jovens e ficamos perplexos, constrangidos, acuados", disse a atriz em entrevista ao Gshow.

Dandara também contou, que toda vez que estava em algum lugar fazendo alguma coisa, a confundiam com os prestadores de serviço, achando que ela, por ser negra, não tinha condições de realizar o serviço e sim fazê-lo. "Várias vezes acharam que eu era a manicure, a cabeleireira ou a lojista de algum estabelecimento, só pelo fato de ser negra e acharem que eu não estaria ali desfrutando do serviço, mas sim o oferecendo", contou ela.

Ela lamenta esses episódios, mas diz que infelizmente isso é comum no país. "Dificilmente um negro no Brasil não passou por alguma situação de racismo", lamentou Dandara.

A atriz diz que ama ter o mesmo nome da esposa de Zumbi dos Palmares, Dandara. Para ela, é um orgulho carregar o nome de uma guerreira que lutou pela libertação do povo negro. Outro motivo de orgulho é ter nascido no mesmo dia do centenário da Lei Áurea, lei que extinguiu a escravidão no Brasil. "Dandara é sinônimo de potencialidade, resistência e força. Me sinto assim. E nascer de um parto normal no dia 13 de maio de 1988 foi a concretização de que nasci para ser livre. Tudo isso representa muito para mim", disse ela.

Sobre o Dia da Consciência Negra, a atriz destaca a importância da data. "É importante para o reconhecimento do que foi feito conosco ao longo da história, para se valorizar e exaltar nossa cultura e nossas conquistas, para nos unirmos enquanto pessoas que acreditam numa sociedade igualitária, nos fortalecermos e empoderarmos", finalizou Dandara.