A virada do ano de 1988 para 1989 foi marcado por uma tragédia inesquecível. No Rio de Janeiro, durante os preparativos para a queima de fogos em Copacabana, o barco ‘Bateau Mouche IV’, afundava na Baía de Guanabara tirando a vida de 55 pessoas, entre elas, a atriz Yara Amaral e sua mãe Elisa do Amaral.
Leia Mais
A embarcação, que tinha cerca de 150 passageiros, seguia em direção à praia de Copacabana para assistirem a queima de fogos do Réveillon. Exatamente às 23h50 do dia 31 de dezembro de 1988 o ‘Bateau Mouche IV’ afundou entre a Ilha de Cotunduba e o Morro da Urca devido ao excesso de passageiros. O trágico acidente tomou conta dos notícias durante a virada do ano e nas semanas seguintes e até hoje continua sem resolução. - Muitos artistas tiveram 'nudes' vazadas este ano. Confira
- Jenny Miranda, filha de Gretchen, muda visual para Réveillon
- O que comprar com R$ 300 milhões da Mega da Virada?
- Viúva de Gugu Liberato entra na justiça para ser inventariante dos bens do apresentador
- Gloria Perez relembra 27 anos da morte de sua filha Daniela
Yara Amaral, que estava com 52 anos na época, morreu por não saber nadar. A atriz fez diversos papéis de destaques em grandes novelas da Globo, como ‘Dancin’ Days’ (1978), ‘O Amor é Nosso’ (1981), ‘Sol de Verão’ (1982), ‘Guerra dos Sexos’ (1983), ‘Um Sonho a Mais’ (1985), ‘Cambalacho’ (1986), a minissérie ‘Anos Dourados’ (1986) e sua última aparição na TV foi em ‘Fera Radical’ (1988).
A primeira equipe de reportagem a chegar no local foi a da própria Rede Globo que estava cobrindo o Réveillon em Copacabana. O repórter Renato Machado e o cinegrafista Lúcio Rodrigues estavam em uma traineira se preparando para a transmissão da queima de fogos quando souberam do acidente e se dirigiram para lá.
Renato Machado deu um depoimento ao projeto ‘Memória Globo’ sobre a cobertura do trágico acidente. "Quando atravessamos em direção a Copacabana, a traineira onde estávamos jogava muito. Todo mundo passou mal, enjoou, inclusive nós", contou ele, que ainda relatou que acabaram voltando para o cais por conta do mar revolto.
"Quando voltamos, tivemos a notícia de que tinha havido um grande naufrágio, mais ou menos na altura da Praia Vermelha, e que havia muitos mortos. Quando chegamos no Aterro do Flamengo, duas ambulâncias dos bombeiros seguiam em alta velocidade. Eu falei: 'Fica atrás delas e vai onde elas forem'. E fomos", lembrou o repórter.
A Globo fez uma extensa cobertura sobre o naufrágio, inclusive com imagens exclusivas no Fantástico do dia 1º de Janeiro de 1989, onde chegaram a mostrar uma reconstrução do trajeto da embarcação. A repórter já falecida, Sandra Moreyra, fez a cobertura na manhã seguinte à tragédia cobrindo as equipes de resgate. A jornalista na época estava grávida do seu filho mais novo e isso deixou muitos telespectadores preocupados por ela estar ali vendo tudo aquilo.
Também em entrevista ao ‘Memória Globo’, a repórter relembrou dos momentos angustiantes que passou durante a gravidez e a cobertura do naufrágio. "Nunca vi uma coisa assim, tinha vontade de chorar a cada minuto. Chegavam famílias inteiras afogadas, pai, mãe, filho. Eu fazia flashes ao vivo, até que chegou uma hora em que me ligaram e falaram: 'Pode ir embora'", contou Sandra ao Memória Globo.
Tempos depois o jornal ‘Notícias Populares’ divulgou que outros artistas tinham sido convidados para a comemoração na embarcação. Sérgio Mamberti e Yolanda Cardoso, foram convidados por Yara para curtirem a virada do ano no ‘Bateau Mouche’ em sua companhia, porém, Mamberti tinha um compromisso e acabou recusando e Yolando desistiu de ir porque Yara se atrasou para buscá-la.
Até hoje nenhum dos envolvidos no casa está preso por conta da lentidão da justiça brasileira. Apenas uma família recebeu indenização e os demais casos continuam em aberto sem prazo para conclusão.
Hilda Rabello, mãe de Jorge Fernando, m...
Investimento na favela
...
Neymar sobe no palco durante show de Wes...
Jornal italiano inclui três brasileiros...
Turista suíço baleado ao entrar por en...
Após ser agredida, mulher espera namora...
Gracyanne Barbosa mostra bumbum na praia...
Advogado de Donald Trump tentou negociar...