Mais Lidas

Psicóloga faz alerta sobre hipnose de Pyong Lee no BBB

Profissional desmistifica técnicas de hipnose de Pyong Lee no Big Brother Brasil

Pyong Lee
Pyong Lee -
Nesta quinta-feira, Hadson, um dos participantes do BBB20, perguntou para o hipnoterapeuta Pyong Lee, se ele poderia introduzir alguma técnica de hipnose para aliviar sua dor de cabeça, Lee explicou que aplicaria um método rápido e pediu que Hadson fechasse os olhos para trabalhar o sintoma de dor.

Durante o processo para relaxamento e solução do problema, Pyong mantém um diálogo de indução e pergunta onde exatamente ele sente essa dor.
"De zero a dez, qual é o nível do seu incômodo?". Hadson respondeu: "Dez".
Lee explicou sobre como medir a dor e continua: "Materializa a dor, que formato ela tem?". Hadson explica que sente como um martelo. E o hipnoterapeuta segue com perguntas para entender a percepção da dor do outro brother.

Ao final da hipnose, Lee pede para que o colega de confinamento transforme o material da dor, dando sequência à técnica, Pyong diz: "Quando eu tocar no seu ombro, você vai explodir essa bolha, ela vai desaparecer e vai embora".
O brother pede para que Hadson abra os olhos e pergunta como ele está se sentindo. O brother se surpreende ao se sentir melhor.

A psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias explica se a pessoa tiver qualquer tipo de sofrimento emocional, as técnicas de hipnose devem ser aplicadas em consultório por psicólogos com habilitação ou especialização na área. A hipnose introduzida na medicina é capaz de tratar e curar diversas enfermidades, sejam elas, físicas ou mentais. 

"Muitas pessoas confundem a hipnose de palco, àquela que foi usada por anos nos programas de televisão por mágicos e ilusionistas. Nós, especialistas, promovemos um trabalho muito extenso de prática clínica, pesquisas e cura através da hipnose clinica. Médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, tem liberação dos conselhos de suas áreas para atuar com essa técnica milenar", esclarece Miriam.

A terapia com hipnose é focal e tem até 90% mais eficácia que as terapias convencionais, na solução de quadros complexos. Segundo ela, muitas vezes, as pessoas não procuram o tratamento com hipnose por causa dos medos que têm em relação a essa prática.
"A desinformação pode acabar afastando as pessoas de buscar essa verdadeira terapia do bem-estar, afirma Miriam. A hipnose é uma técnica milenar, surgida no antigo Egito, que aparece hoje como 'novidade' para uma grande parcela dos indivíduos.  Há muitos mitos envolvendo a hipnose", segundo Miriam.