Mais Lidas

‘Maconheiros de Jesus’ defendem droga para se aproximar de Deus

Grupo foi fundado em 2015 por uma dona de casa e defende que a Bíblia não diz que você não pode fumar maconha

Segundo levantamento, 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez
Segundo levantamento, 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez -
Eles que se denominam, ‘Stoner Jesus’ (em tradução livre seria algo como ‘Maconheiros de Jesus ou Chapados de Jesus’), convidam os membros da igreja para usar a droga como maneira de ajudar a entender os textos bíblicos.

O grupo foi fundado por Deb Button em 2015, uma dona de casa de 40 anos com dois filhos, que precisou lidar com o processo doloroso do divórcio. Em entrevista dada ao ‘New York Magazine’, ela afirmou que nunca tinha usado drogas antes na vida e acabou aceitando o convite de um amigo.
Eles, que moram em Centennial, no Colorado, não tiveram problema em comprar a maconha, já que neste Estado a droga é legalizada. “Quando eu comecei a fumar me senti tão ligado a Deus”, explicou Deb.

Ela contou que começou a divulgar os encontros em grupos na internet e rapidamente atraiu diversos interessados. A ideia foi se espalhando e hoje o grupo conta com cristãos de várias igrejas diferentes: evangélicos, mórmons, católicos, ortodoxo grego e até um ateu.

Uma das participantes do grupo, chamada Cindy Joye, diz achar que a planta é sagrada. “Quando eu estou drogada, não consigo ler rápido, então olho para cada palavra”, disse ela. E completou dizendo: “Penso no que cada uma delas significa”. E fez questão de lembrar que “Jesus não saía com os fariseus, mas com pecadores”. Ela ainda afirma que se alguém oferecesse a Jesus naquela época um baseado, ele não negaria.

Outra participante do grupo de estudos, Mia Williams, afirma que não existe lugar nenhum na Bíblia que diz que uma pessoa não pode fumar maconha. Ela, que foi criada em uma igreja Batista super conservadora, hoje vê com outros olhos o consumo de drogas. “A Bíblia não diz que você não pode fumar maconha”, dispara. E cita Gênesis 1:29: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes”. Mas esquece de citar que no trecho a Bíblia diz que é para ‘alimento, não para fumo’.

Nos Estados Unidos já existe até uma igreja que tem como sacramento a droga utilizada por eles. A ‘Primeira Igreja dos Cannabis’, fica no Estado de Indiana e é reconhecida oficialmente pelo governo como uma instituição religiosa cristã.


O uso de drogas alucinógenas como busca do sagrado não é atual. Com origem há milhares de anos em cultos pagãos e religiões reconhecidas, utilizavam substâncias que alteravam a consciência a fim de encontrar o divino. O Budismo, por exemplo, utiliza chás para manter os monges despertos durante as meditações. No Brasil, os seguidores do Santo Daime, utilizando a Ayahuasca para se ligarem a Deus.