Mais Lidas

Audiência da Globo explode com cobertura sobre coronavírus

Para completar, várias empresas de streaming e TV por assinaturas resolveram liberais canais e serviços para que as pessoas pudessem ficar em casa

Logo da Rede Globo
Logo da Rede Globo -
O números dos televisores ligados aumentaram por conta da quarentena no Brasil. A pandemia do coronavírus mudou a rotina das pessoas no mundo inteiro, inclusive aqui. Uma das emissora que estão ganhando destaque é a Rede Globo. Com uma cobertura de quase 11 horas no ar ao vivo, o canal carioca tem batido recordes de audiência diariamente.

Para completar, várias empresas de streaming e TV por assinaturas resolveram liberais canais e serviços para que as pessoas pudessem ficar em casa. E com a Globo não foi diferente. Ela liberou uma programação especial em seu streaming Globo Play, arrematando uma boa parte do público brasileiro para frente dos televisores e computadores.

Outras emissoras seguiram o modelo da Globo e também começaram alterar sua grade de programação, como a Record TV, que trocou a série ‘Casos de Justiça’, por uma edição especial sobre o vírus que assola o planeta.

Mas a Globo não ficou só na mudança da grade do canal aberto e streaming. A Globo Internacional também teve sua grade modificada para deixar a par de todos os detalhes os brasileiros que vivem no exterior e não sabem o que está acontecendo na terra natal.

O Jornal Nacional, que é o notícias mais visto no país, praticamente colocou toda sua programação para falar sobre a COVID-19 e o que anda acontecendo no Brasil e no mundo em relação a doença. Com isso, conseguiu marcar 37 pontos de audiência na grande São Paulo na última semana. Isso equivale a 203 mil televisores ligados na Globo. Esse valor é a sua maior soma desde 2011. No Rio de Janeiro, a emissora conseguiu registrar 38 pontos nos últimos três dias. O maior recorde na cidade, foi em julho de 2012.
A Globo cresceu pelo menos 21% na audiência desde que decidiu mudar toda sua programação. Outras emissoras que decidiram mexer na programação também tiveram resultado nos números. A Band cresceu 8% na TV aberta, e seu canal pago, aumento 12%.

A Record, mesmo mexendo na programação, não registrou aumento da audiência nos últimos dias. A Gazeta e Rede TV! também tiveram números inalterados. O SBT, única emissora que decidiu não mexer em nada na grade, conseguiu aumentar em 7% nos últimos sete dias.

O jornalismo da Globo tem arrebatado grande números durante a cobertura da crise mundial. O Bom Dia Brasil chegou a marcar 12 pontos e o Jornal Hoje alcançou 17. Um crescimento acima dos 30% em relação à média usual. .

Essa tendência foi pautada em um momento absolutamente inédito na história da televisão. Nunca antes emissoras de TV tinham praticamente parado toda sua grade para fazer uma cobertura em grande escala de um acontecimento tão grandioso. Como a pandemia do coronavírus é algo de alcance mundial, é de suma importância manter a população por dentro das notícias.

Os dados informados nesta matéria foram obtidos pelo Kantar Ibope, que registrou a audiências das emissoras brasileiras nas últimas semanas.
Logo da Rede Globo Reprodução
O jornalista entrou no grupo Globo em 1996 Reprodução/Instagram
Jornal Nacional Reprodução / Rede Globo
Mariana: 'À medida que vai chegando a hora, a ansiedade aumenta' João Cotta / TV Globo
Thiago Rogeh emociona espectadores ao relatar dificuldade familiar Reprodução / Rede Globo
Maju Coutinho estreia no comando do 'Jornal Hoje' Reprodução / TV Globo
Jornalista da Globo se oferece para emprestar vestido de gala para estudante Reprodução
Ameaça ao jornalista foi feita na Internet Reprodução / TV Globo
Rodrigo Bocardi fica envergonhado ao perceber que desejou 'bom dia' no 'Jornal Nacional' Reprodução / TV Globo