Mais Lidas

Embaixada da China detona nota de Eduardo Bolsonaro: 'tiro no pé'

Segundo o deputado federal, não há intenção de criar conflito com o país asiático, maior parceiro comercial do Brasil

Deputado federal, Eduardo Bolsonaro escreveu críticas ao governo chinês na sua conta no Twitter
Deputado federal, Eduardo Bolsonaro escreveu críticas ao governo chinês na sua conta no Twitter -
A Embaixada da China respondeu à nota divulgada na tarde desta quinta-feira, 19, pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), na qual o parlamentar nega ter ofendido o povo chinês em publicação no Twitter ao atribuir ao país asiático à responsabilidade pela pandemia do coronavírus. Segundo Eduardo, não há intenção de criar conflito com a China, maior parceiro comercial do Brasil. Também pelo Twitter, a embaixada chinesa classificou a nota de Bolsonaro como indigna de refutação por trazer palavras "absurdas e preconceituosas, além de serem irresponsáveis".
"Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar sua visão", disse a embaixada, em referência à Organização Mundial da Saúde. "Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros. Ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês, está indo cada vez mais longe no caminho errado", continua a representação chinesa.

A embaixada ainda questiona a atitude de Eduardo Bolsonaro enquanto deputado federal, que "ao invés de contribuir devidamente para esse combate ao coronavírus, você tem gastado tempo e energia para atacar deliberadamente a China e espalhar boatos". "Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merece a confiança daqueles que votaram em si?". Neste tuíte, a embaixada "marcou" a conta na rede social da Câmara dos Deputados, cujo presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China pelo que chamou de "palavras irrefletidas" do terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro.

A Embaixada da China também disse ao deputado esperar da parte dele "uma guinada mais rapidamente possível", e alertou: "a história nos ensina que quem insiste em atacar e humilhar o povo chinês acaba sempre dando um tiro no seu próprio pé".

Mais cedo, o chanceler Ernesto Araújo também publicou uma nota no Twitter na qual afirmou que embora a posição do deputado Eduardo Bolsonaro não represente a visão do Estado brasileiro, a reação chinesa às postagens do parlamentar foi desproporcional e um desvio das boas práticas diplomáticas.