Mais Lidas

Confira dicas para não pirar na quarentena

Psiquiatra dá dicas para LGBTs que servem para todos

Covid-19 assusta o Brasil
Covid-19 assusta o Brasil -
O psiquiatra Jonny Benjamin foi convidado pelo site ‘Pink News’ para ajudar a orientar a comunidade LGBTQ+ a lidar com os problemas de solidão, ansiedade, pânico e outros sentimentos negativos durante a quarentena. O profissional fez uma lista com 10 coisas importantes para se fazer para não pirar no período do isolamento social.
“Para mim, são extremos de emoção. Sinto-me muito otimista às vezes e depois me sinto muito deprimido outras vezes. É apenas uma mistura completa de pensamentos e sentimentos”, diz Benjamin sobre seu próprio isolamento.

Estudos têm demonstrado que as pessoas queer sofrem com as maiores taxas de problemas de saúde mental. Para as pessoas LGBTQ+, lidar com problemas de solidão e abandono já são rotina em suas vidas e juntando isso ao isolamento social, complica mais ainda o cenário. Por isso, a pandemia tem trazido desafios maiores para a comunidade gay.

Jonny deu 10 dicas sobre como lidar com os problemas que surgirão durante esse período de isolamento social para que ninguém perca o controle ou pire de vez:


1 - EVITE EXCESSO DE NOTÍCIAS
Ficar lendo, assistindo ou ouvindo muita notícias relacionado ao novo coronavírus faz mal para todo mundo, seja ela uma pessoa LGBTQ+ ou não. O excesso de informação faz com que seu cérebro sobrecarregue e não o deixe filtrar o que realmente é importante absorver no momento. É preciso sim se manter atualizado, mas também é necessário definir limites.

O psiquiatra diz que ficar assistindo resumos diários da imprensa pode deixar qualquer um instável emocionalmente. “As notícias são principalmente negativas, há um foco constante em doenças e morte e muita especulação”, diz ele. “Tente saber o que é importante para você e sua segurança apenas. Não se envolva nos assuntos se isso o deixar mais ansioso. Embora esse tempo possa parecer sombrio, também existem acontecimentos positivos acontecendo no mundo”, explica.

2 - REDES SOCIAIS - OS DOIS LADOS DA MOEDA
Se por um lado as redes sociais estão nos ajudando a manter relações entre parentes e amigos, mesmo que à distância, por outro, pode também acabar sendo tóxica. Por não podermos estar pessoalmente ao lado daqueles que amamos, vê-los, quase que diariamente através de uma tela pode aumentar a ansiedade e fazer com que você perca o controle. Por isso, limitar suas visitas às redes também é uma boa ação a se fazer.

Não podemos esquecer que nas redes sociais também circulam excesso de informações e muita notícia falsa sobre os acontecimentos que podem nos colocar em estado de alerta e ativar um medo descontrolado. “É inútil consumir informação sem fonte e opinião sem embasamento, que é o que as pessoas fazem nas redes sociais”, diz Jonny.

3 - SE PRECISAR, NÃO TENHA VERGONHA: FAÇA TERAPIA ON-LINE
A terapia digital já vem sendo utilizada a um bom tempo, com muito sucesso. Pacientes com casos extremos de agorafobia (medo de sair de casa), realizam atendimentos virtuais com seus médicos através de diversas ferramentas disponíveis hoje em dia. Com o isolamento social, a procurar por profissionais da área de saúde mental aumentou e muitos deles estão realizando atendimento digital através de aplicativos de mensagens ou redes sociais. No Brasil, além da opção do Whatsapp, profissionais têm usado plataformas como o Zoom, Skype e até o telefone, para realizar os atendimentos.

Os tratamentos podem variar de preço, mas se realizar uma busca no Google ou nas redes sociais, será capaz de encontrar profissionais que estão atendendo à preços populares e até realizando atendimentos gratuitamente, durante esse período de quarentena. Existem grupos especializadas que estão fazendo atendimento exclusivo para pessoas LGBTQ+, basta procurar que irá encontrar. Na dúvida, não tenha vergonha de pedir recomendação aos amigos.

4 - CONCENTRE-SE EM AMAR SEU CORPO
Muitos são os relatos de pessoas preocupadas em ganhar peso durante o período de isolamento social, já que não conseguirão manter a rotina de atividade física que tinha antes. Pensamentos como esse podem ser destrutivos e fazem com que sua ansiedade faça que você perca o controle sobre sua alimentação, fazendo com que coma demais ou de menos, podendo causar um dano sério à sua saúde.

Pesquisas apontam que a comunidade LGBTQ+ já é normalmente afetada por distúrbios alimentar, por isso, é essencial que pensemos em nosso corpo de uma maneira amorosa e compassiva. Nesse momento de confinamento, mais do que nunca, é hora de se livrar de preconceitos em relação ao seu corpo e fugir os estereótipos da ‘beleza padrão’ imposta pela sociedade.

5 - MANTENHA-SE ENGAJADO EM CAUSAS IMPORTANTES
Uma forma de se fazer útil e achar que não está gastando seu tempo com nada que realmente preste é se manter socialmente engajado. Usar plataformas digitais para encontrar pessoas com o mesmo propósito que o seu e tentar descobrir maneiras inovadoras de ajudar os outros, mesmo sem poder se encontrar pessoalmente, te ajudará a manter o foco durante a pandemia.

Você pode escolher ajudar aquela ONG ou grupo de apoio a minorias que sempre ouviu falar, mas que nunca tinha tempo para ajudar. Seja contribuindo em ‘vakinhas digitais’ ou coletando material e/ou alimentos para doação, encontrei uma forma de manter sua cabeça focada e em atividade. Isso te ajudará a contra suas emoções em momentos de estresse.

6 - NÃO SE COBRE TANTO SE ESTIVER TENDO UM DIA RUIM
Não será todos os dias que você estará bem. Isso também poderia acontecer fora do período de isolamento, afinal, nem todo dia são coloridos e cheios de alegria. Mas lembre-se de não se cobrar tanto quando acordar com humor não tão legal. Não se esqueça que todos nós estamos nos adaptando a esse ‘novo normal’ e não tem problema algum surtar por alguns minutos. Você só não pode perder o controle, mas tem o direito de ter um dia ruim.

Lembre-se de ser gentil consigo mesmo nesses dias e quando perceber que está sobrecarregado, se desligue por alguns minutos e tire uns momentos de folga. Você pode ouvir música, ler um livro, assistir um filme, ver TV, qualquer coisa que te desligue daquele momento ruim. “Particularmente, nos dias em que me sinto sobrecarregado, deixo minha mesa mais cedo e tiro o resto do dia, e não é todo dia, são apenas os dias em que sinto que estou lutando”, diz Jonny.

Para aqueles que estão sofrendo pelo extremos oposto, como por exemplo, o medo do futuro por conta de um desemprego, lembre-se de manter a calma e não se esqueça que isso que está acontecendo não é culpa sua. Respire fundo e tente ocupar sua mente com algo produtivo para você. Em certos momentos, até limpar a casa ajuda.

7 - CRIE UM ‘ESPAÇO SEGURO’ NA CASA PARA VOCÊ
Toda vez que nos pegamos em situação de alerta, é normal que tenhamos um local para ‘fugirmos’ da realidade. Alguns gostam de caminhar na praia, deitar na grama, ir ao cinema, etc. Mas como não podemos sair de nossas casa, às vezes a falta de refúgio acaba nos angustiando. Por isso, escolha um cantinho da casa para ser seu ‘porto seguro’ nos momentos de ansiedade.

Seja no quarto, na cozinha, no quintal ou até debaixo do chuveiro. Encontre um cantinho para você poder recarregar as energias nem que seja por alguns minutos. Desligue computador, celular ou qualquer outro eletrônico que possa consumir sua atenção e foque em você até o momento de angústia passar. Se puder, escolha um local que bata sol, como por exemplo, perto de uma janela. A luz solar ajuda a recarregar as baterias do nosso corpo.

“Eu moro sozinho, então é mais fácil me dar espaço”, conta Jonny. “Uso minha sala de estar como espaço de meditação, espaço de yoga, espaço de exercícios. Tente criar um espaço seguro onde quer que esteja em sua casa”.

8 - FAÇA UMA LISTA DE ‘GRATIDÃO’
Sentir-se agradecido nem sempre é fácil, principalmente durante uma pandemia onde milhares de pessoas no mundo estão morrendo e deixando familiares tristes e sozinhos. Mas ficar pensando só nas coisas ruins da vida não nos ajuda em nada. Mesmo no meio do caos existem pequenas coisas, ou momentos, que nos trazem paz ou alegria. Por isso é importante reconhecer esses acontecimentos positivos e agradecer por eles.

O psiquiatra recomenda tirar uns minutinhos do seu dia para escrever uma pequena lista com todas as coisas pelas quais você é grato. Nos momentos de ansiedade e medo, essa lista te ajudará a lembrar que nem tudo em sua vida é um problema. “Todos os dias, anote apenas algumas coisas, apenas três pelas quais você é grato pelo seu dia”, explica ele.

9 - LEMBRE-SE QUE A PANDEMIA NÃO VAI DURAR PARA SEMPRE
Mesmo que hoje quando olhemos para o cenário mundial e vemos cenas que parece que nunca mais vai ter fim, não podemos esquecer que a pandemia vai acabar um dia, como todas as outras pelas quais a humanidade passou um dia também terminou. Uma hora a ciência vai encontrar um remédio ou vacina que controle o caos e tudo voltará, aos poucos, ao normal. Mesmo que esse ‘normal’, não seja mais aquele que você conhecia antes, você pode ter certeza que tudo dará certo, pois o ser humano é adaptável e irá se moldar à nova realidade.

Aproveito esse momento de isolamento para se concentrar em seu futuro e lembre-se de que é permitido fazer planos sim. “Acho que às vezes é difícil ver o fim, ou um momento em que não viveremos com distanciamento social, mas isso terminará e será uma memória distante um dia”, diz ele.


10 - SE PRECISAR, PROCURE SUPORTE, NÃO TENHA VERGONHA
Se você achar que não está sabendo lidar com a situação, não tenha vergonha de pedir ajuda. Este momento está sendo muito solitário para algumas pessoas e assumir que você não está bem não é sinal de fraqueza. Procure ajuda entre amigos, profissionais e até na internet. Não passe pelo caos sozinho, divida o peso com outro.

No Brasil você pode buscar orientação sobre a COVID-19 e o novo coronavírus através do site do Ministério da Saúde que reúne informações sobre quase tudo: desde os sintomas e forma de prevenção.