Mais Lidas

Mesmo com Regina Duarte fora da Secretaria, artistas acham que Cultura não vai melhorar

Ex-atriz abandonou sua carreira para mergulhar no mundo da política

Regina Duarte terá de suspender contrato com a Globo para assumir secretaria
Regina Duarte terá de suspender contrato com a Globo para assumir secretaria -
A ex-atriz Regina Duarte, abandonou sua carreira para mergulhar no mundo da política. Ela que aceitou comandar a pasta da Cultura no governo Bolsonaro, não chegou ficar nem três meses no cargo. Exonerada, e com a classe artística toda contra ela, a atriz, sai da Secretaria Especial da Cultura, sem trabalho e deixando um caos para o próximo que assumir.

Mas parece que Regina não saiu de mãos abanando de Brasília. Ela foi convidada para presidir a Cinemateca Brasileira e disse que foi ‘um presente do presidente’.
Porém, os críticos e agentes culturais do país não gostaram nada dessa nova nomeação.

Nesse troca-troca de ministros e secretários no governo Bolsonaro, é difícil prever quem fica ou sair de qualquer cargo.
Mas para os artistas, tirar Regina e colocar um outro que não faça nada, como ela, é deixar afundar mais ainda o setor cultural do país.

Um nome que vem sendo cotado para assumir a pasta que era de Regina, é o ator Mario Frias (ex-Malhação).
Ele, que é um entusiasta ferrenho de Bolsonaro nas redes sociais, tem recebido críticas dos colegas de profissão mesmo antes de assumir qualquer coisa.

Maitê Proença é uma que está ativamente criticando o governo atual e seus desmandos na Cultura do Brasil. Em declaração dada ao jornal ‘O Globo’, sobre a saída de Regina e da possibilidade de Frias assumir o cargo, ela disse que nada vai mudar, pois o colega seria só mais um fantoche nas mãos do presidente.
“Fica cada vez mais claro que a troca frenética de ministros e secretários acontece principalmente nos setores em que o presidente deseja que nada se mexa. Não importa [ se Mario Frias vai assumir]. Será mais um fantoche. Se for um bom fantoche dura, se não, cai", disse.

Classe unida contra o governo

Outro que fez duras críticas ao governo foi o ex-marido de Regina Duarte, Daniel Filho. O ator e diretor afirma que ela se tornou “mais uma bolsonada” e que, sua ida para a Cinemateca nada mais foi do que uma “jogada para escanteio” do presidente.

O ator Armando Babaioff (de Bom Sucesso), disse que Regina Duarte ter aceitado o cargo de Secretária da Cultura só fez com que ela prejudicasse sua carreira e sujasse sua imagem perante a História. “O diálogo nunca existiu, não disse a que veio, não teve apoio da classe artística e provavelmente não terá agora ocupando a Cinemateca de SP", disse ele.

Babaioff ainda completou dizendo que a única coisa que ela fez foi discursos de ódio e que será lembrada eternamente por isso. “Mesmo dizendo que tinha muita coisa para dizer não disse nada além de um discurso de ódio e assim será lembrada, como aquela que naturalizou a morte, aquela que flerta com a ditadura, como aquela que foi sem nunca ter sido. Regina Duarte é o próprio pum do palhaço, uma piada", finalizou.

O cantor e compositor Leoni também fez duras críticas ao governo por cogitar chamar Mario Frias para assumir a pasta da Cultura. Segundo ele, pelo menos com Regina ele ainda tinha esperança de que algo poderia mudar. “Com a Regina, mesmo sendo uma pessoa com a qual tinha discordâncias, ainda havia uma esperança. Agora já vimos que não existe", lamentou.

Leoni ainda fez questão de lembrar que não importa quem esteja no cargo, se não se alinharem com o presidente Bolsonaro, vai entrar no jogo de troca-troca de cadeiras.
“Com todas essas modificações nos ministérios e secretarias, ficou claro que é irrelevante quem estará no cargo. Por que se não pensar exatamente igual ao presidente, será mandado embora. Ele busca recrutas, não técnicos. Mario Frias não tem nenhum histórico que o credencie a não ser o fato de se alinhar a Bolsonaro e Olavo de Carvalho", finalizou.
Regina Duarte terá de suspender contrato com a Globo para assumir secretaria Reprodução
Gabriela e Regina Duarte Reprodução do Instagram
Regina Duarte e Bolsonaro Reprodução/ Instagram
Antonia Fontenelle e Regina Duarte Reprodução Internet
Antônio Fagundes e Regina Duarte, em 'Por Amor' Reprodução / TV Globo
Regina Duarte recebeu convite de Bolsonaro para comandar pasta da Cultura reprodução do twitter
Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Regina Duarte Reprodução do Twitter
Helena (Regina Duarte) com o bebê recém-nascido em ‘Por Amor’ Novela
Regina Duarte Leo Franco / AgNews
Gabriela Duarte Divulgação/Rede Globo
Regina Duarte e Tony Ramos Paulo Belote / TV Globo
Regina Duarte Divulgação/TVGlobo