Mais Lidas

Após 27 anos, Marcha Trans e Travesti ocupará ruas do Rio

A passeata terá o tema "Transcendendo a política" e contará com o auxílio de defensores públicos para a mudança de nome e gênero nos documentos.

Marcha Trans e Travesti
Marcha Trans e Travesti -
Por um Rio com mais justiça de gênero, pessoas trans e intersexo de todo o estado se encontrarão no dia 25 de novembro para realizar a Marcha do Orgulho Trans e Travesti do Rio de Janeiro.
Na opinião da comunicadora Colle Christine, membro do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) e uma das organizadoras da marcha, realizar o trajeto, que não acontece desde 1995, vai ser um resgate simbólico e ancestral.
"Trazer esses corpos para a rua é mostrar que a gente tá lutando pela vida", diz ela, que também é produtora cultural e artista independente. O evento começa às 14h, na Praça da Candelária, seguirá pela Avenida Rio Branco, terminará na Praça da Cinelândia e contará com diversas atrações culturais, como apresentações de artistas trans e da comunidade Ballroom, além de serviços gratuitos voltados para a população LGBTQIA+. Dentre elas, a emissão de ofícios de gratuidade para casamentos e uniões estáveis, testagem para HIV/AIDS e a retificação de nome e gênero na certidão de nascimento.
Durante toda a marcha, organizadores e apoiadores estarão recolhendo alimentos não perecíveis e roupas de frio para doar para a comunidade. As doações também podem ser entregues na sede do Grupo Arco-Íris, no Centro.
Rahzel Alec da Silva, estudante de Relações Públicas e colaborador do PerifaConnection

Comentários