Mais Lidas

O adeus à diva

A atriz Bibi Ferreira morre aos 96 anos, no Rio

Bibi sofreu uma parada cardíaca em seu apartamento, no Flamengo
Bibi sofreu uma parada cardíaca em seu apartamento, no Flamengo -

Grande diva do teatro brasileiro, Bibi Ferreira morreu às 13h de ontem, aos 96 anos, após sofrer uma parada cardíaca. A atriz, cantora, diretora, compositora e apresentadora estava em seu apartamento, no Flamengo, na Zona Sul do Rio.

"Ela amanheceu normal, acordou, tomou seu café da manhã e tudo. Depois, se queixou que estava se sentindo um pouco com falta de ar. Como tem enfermeira, tiramos a pressão. O pulso estava fraco. Chamamos o Pró-Cardíaco. Eles vieram muito rápido. Ambulância, médico. Mas quando chegaram, ela já tinha partido. Morreu dormindo, tranquila", contou Tina Ferreira, filha da artista.

O velório de Bibi será hoje, no Teatro Municipal do Rio. A cerimônia será aberta para o público e acontecerá das 10h às 15h. Depois, o corpo da atriz será cremado.

Em junho do ano passado, Bibi foi internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, com um quadro de desidratação. Em setembro, com 77 anos de carreira, ela anunciou seu afastamento dos palcos. No comunicado, Bibi afirmou que iria levar "uma vida mais reclusa, com a família e seus amigos mais íntimos". Na época, a grande dama do teatro estava começando a ensaiar um show dedicado ao repertório de Dorival Caymmi.

Bibi se chamava Abigail Izquierdo Ferreira e nasceu em 1º de julho de 1922, no Rio. Seu pai era o ator Procópio Ferreira e a mãe, a bailarina espanhola Aída Izquierdo. Bibi fez sua estreia nos palcos com apenas 24 dias de vida, no colo da madrinha, Abigail Maia, na peça Manhãs de Sol. A atriz protagonizou musicais como Gota d'Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, Minha Querida Dama, O Homem da La Mancha, Alô Dolly e Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção — foi um dos seus maiores sucessos nos palcos, em 1983.

Na televisão, Bibi comandou o programa Brasil 60, na TV Excelsior, em 1960. Ainda na Excelsior, ela apresentou o programa Bibi Sempre aos Domingos e o musical Bibi Ao Vivo. Na Globo, na década de 70, comandou os programas Brasil 78 e Brasil 79.

Miguel Falabella: 'Foi-se a imensa Bibi Ferreira'

Vários famosos usaram as redes sociais para prestar homenagens a Bibi Ferreira. "Foi-se a imensa Bibi Ferreira. Devo a ela meu primeiro encantamento com o palco, assistindo sua performance em Alô Dolly, quando era um menino de 8 anos. Obrigado por tudo, mas, principalmente, obrigado por honrar o palco sempre", escreveu o ator e diretor Miguel Falabella.

A atriz Claudia Raia também se pronunciou: "A mãe do teatro brasileiro nos deixou. Bibi Ferreira, uma artista completa e que tive a honra de conhecer, conviver, aprender. Paz de espírito e que seu caminho seja iluminado!".

O ator Ary Fontoura foi outro artista que deixou sua homenagem para Bibi. "Mais uma voz do nosso Brasil que se cala! Nossa grande diva do teatro brasileiro. Vá em paz, Bibi Ferreira", postou. "A diva Bibi Ferreira se foi aos 96 anos. Bibi era generosa como raríssimas criaturas. Foi ela a primeira pessoa a me convidar para fazer teatro", publicou a apresentadora Marília Gabriela. "Não consigo imaginar o mundo e os palcos sem algumas pessoas, Bibi era uma delas. Descanse em paz, minha amiga", escreveu a atriz Zezé Motta.

'Bibi Ferreira viveu brilhantemente a sua arte. Que voz! Descanse em paz, Bibi!', escreveu o diretor Walcyr Carrasco

Comentários