Mais Lidas

Ícone da televisão, Cid Moreira fala sobre nova fase com seu canal no YouTube

Aos 92 anos, Cid Moreira se reinventa no jornalismo e lança 'OCidMoreira'

Cid Moreira
Cid Moreira -

Ele esteve à frente da primeira transmissão ao vivo do Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, na Globo, onde permaneceu com seu inconfundível "boa noite" por 27 anos. O fato, inclusive, lhe rende até hoje o título de jornalista que mais tempo comandou um noticiário, segundo o Guinness Book (o Livro dos Recordes). De lá para cá, com uma trajetória impecável, Cid Moreira se tornou um ícone da televisão brasileira e, agora, aos 92 anos, pretende dominar a Internet com seu próprio canal no YouTube, OCidMoreira. Tá bom ou quer mais?

"O retorno (do público) tem sido ótimo! Basta observar que no Instagram, em menos de um ano de atividade, já passamos de meio milhão de seguidores. O YouTube já existia, mas estava em banho-maria (risos). Vamos ver no que vai dar. Estou disposto a brigar e fazer a coisa da melhor maneira possível", dispara ele, que mostra seu lado mais descontraído na produção, que leva assinatura na direção de Roby Amaral. "As brincadeiras surgem porque tudo que é feito com alegria é mais gostoso. Eu sou o antigo gostando de ser moderno", atesta ele.

E muito se engana quem pensa que o conteúdo do canal é direcionado aos acontecimentos do dia a dia como no JN. No canal, Cidão, como é carinhosamente conhecido pelos colegas, traz três vídeos diferentes toda semana, com temas diversificados: recital de poesias, às segundas-feiras, dicas de lifestyle (estilo de vida), às quartas, e conteúdos bíblicos, às sextas. Tudo isso na voz marcante do jornalista.

"Não há dúvida de que minha voz só pode ser um presente de Deus. Eu não tenho nenhuma preocupação ou cuidado especial. Mas o gengibre é fundamental", garante. 

A ideia de se aventurar nas ondas da Internet, no entanto, surgiu quando o jornalista viu suas mensagens serem divulgadas em outros canais e sem sua autorização. O que deixou Cid bastante incomodado. "A Internet é um mundo selvagem que ainda não tem muita regulamentação e, se tem, é precária. Muita gente estava usando minhas mensagens e faturando com isso. Decidi, então, entrar nessa disputa e compartilhar minhas mensagens na minha própria voz", assume o veterano, que se reinventa com ares de garotão. "Eu me sinto muito bem e isso é muito saudável. Hoje, eu resolvi inverter: brinco que não tenho 92 anos, mas 29", diverte-se.

 

Virei meme, e agora?

A imagem séria de Cid Moreira, nos anos 1970, usando ternos e ostentando cabelos um pouco compridos, marcou época na telinha e gerou a credibilidade ao jornalista. Mas foi difícil segurar a imagem engessada por muito tempo. É que, ao longo do 73 anos de carreira, os bordões "Jabulani" (referência à bola usada na Copa de 2010, na África do Sul), e "Mister M" (o ilusionista americano popularizado pelo Fantástico), por exemplo, fizeram a alegria do público.

"Todos são muito divertidos e todo mundo me pede para fazer. Onde eu vou tem alguém pedindo um 'boa noite', ou outro bordão. E eu vou atendendo o pessoal. Me divirto", revela ele, que vê com bom olhos a transformação na forma de fazer jornalismo. "Na minha fase no rádio, na década de 40 ou 50, era a formalidade. Na porta da emissora tinha um porteiro com fraque, recebendo as pessoas, e quem frequentava ia bem trajado. Hoje é a fase da informalidade. Os repórteres estão abandonado a gravata, e eu acho muito bom, a comunicação fica mais autêntica", avalia o ícone. 

'Eu vou mandando ver'

A parceria com Fátima Sampaio, de 56 anos, é motivo de orgulho para Cid. Casados há 20 anos, os dois dividem a vida e tudo parece que vai muito bem, obrigado! "Ela é tudo! Sem ela aqui, eu estou perdido. Eu dependo muito dela e ela de mim. É uma troca. Fátima é a mulher dos meus sonhos", derrete-se o comunicador, que não revela o segredo para um relação duradoura, mas deixa suas dicas. Entre elas, uma vida sexual ativa. "Não tenho segredo, eu só sinto. Eu vou mandando ver", diz ele, aos risos. 

'Sou viciado em trabalho'

A trajetória de Cid Moreira se confunde com a história da Rede Globo. Com 73 anos de carreira, o jornalista renovou seu contrato com a emissora até 2024 e pretende lançar um livro de poemas. E ainda vem por aí um documentário sobre sua história: Boa Noite, de Clarice Saliby. "Sempre tenho alguma coisa em vista, sou viciado em trabalho. Estou fazendo, estudando poemas e vocês podem conectar no YouTube. Alguns deles já estão no ar", afirma Cidão, sem deixar de lado sua inabalável fé e religiosidade. Tanto que no canal OCidMoreira ele continua lendo os salmos da Bíblia Sagrada. "Há anos, no século passado, eu assumi um compromisso de levar as mensagens da Bília até o ultimo dia da minha vida. E é o que estou fazendo", revela. 

'Não faço uso de remédios'

Tanta vitalidade aos 92 anos é fruto de uma vida saudável. É que desde os 33, Cid tonou-se vegetariano e pratica exercícios regularmente. "Não faço uso de remédios. Primeiro, porque sou vegetariano e como muita fruta, me alimento bem. Tenho em casa um salão que dividi ao meio, numa parte tenho aparelhos para musculação e, na outra, faço pilates", ensina. 

Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Fátima Sampaio também ajuda Cid no novo trabalho Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Divulgação
Cid Moreira Fotos Divulgação
Cid Moreira com a equipe nos bastidores das gravações de seu canal Fotos divulgação
Reunião de pauta do 'JN': William Bonner, Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Renata Vasconcellos Reprodução Instagram
Cid Moreira, Sérgio Chapelin, William Bonner e Renata Vasconcellos, homenagens no Jornal Nacional, em 2015 Renato Velasco