Trinta e um anos depois de interpretar Tieta no horário nobre da TV Globo, Betty Faria está maratonando a novela ao lado da neta, Giulia Butler, durante o confinamento social das duas devido à pandemia do coronavírus no apartamento da atriz, no Leblon. Um dos maiores sucessos de audiência da emissora, o folhetim de 1989 está agora disponível na plataforma on-line Globoplay.
Betty tinha 42 anos quando deu vida à "cabrita" que volta triunfante para Santana do Agreste, 25 anos depois de ser escorraçada da sua cidade natal, na trama inspirada no livro de Jorge Amado. A novela Tieta já havia sido reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, em 1994, e no canal Viva, em 2017.
"Tieta representa a derrubada de todos os preconceitos. O povo está se identificando com ela agora. Todo dia vejo coisas na internet. Um trabalho que fiz há 30 anos hoje está trazendo coisas boas", afirma Betty.
A novela tinha uma pegada feminista no momento em que o Brasil respirava a democracia e a liberdade no ano da primeira eleição direta para presidente após a ditadura militar. "Nunca me considerei uma feminista, mas li muito cedo, na adolescência, aos 16 anos, O Segundo Sexo, da Simone Beauvoir. Aquilo deu uma abertura na minha cabeça", conta a atriz.
'Não sei qual o projeto dele'
Em sua quarentena, Betty Faria tem dialogado frequentemente com os colegas da classe artística, que estão mobilizados para tentar evitar o colapso do setor audiovisual. E por falar em artistas, um tema é inevitável. O que vai ser da Secretaria Nacional de Cultura sob o comando de Mário Frias? "Não o conheço. Não sei qual o projeto dele e se ele tem", diz a atriz. Já sobre Regina Duarte, Betty afirma que não se surpreendeu com as posições políticas dela.
Sobre a breve passagem de Regina pelo governo Bolsonaro, Betty tem uma explicação: o ostracismo. "Para uma atriz mais velha, o ostracismo tem que ser muito trabalhado psicologicamente. Não é igual a jogador de futebol, que uma hora pifa. A atriz vai tendo menos trabalhos, menos convites. E quando aparecem, é um papel pequeno", conclui.
Sem TV aberta! Flamengo pode fazer trans...
Dirigente do Flamengo não teme saída d...
Moradores de Acari denunciam invasões e...
Ana Maria Braga compartilha receitas del...
Atriz anuncia morte de Gésio Amadeu, ma...
Botafogo consegue liberação, e Autuori...
Covid-19: Rio de Janeiro tem mais de 9,7...
Ex-volante do Fluminense cai com carro e...