Mais Lidas

Uma reprise bem atual

Paolla Oliveira celebra sucesso como a policial Jeiza no retorno de 'A Força do Querer'

Paolla Oliveira
Paolla Oliveira -

'A intolerância deveria continuar escondida e sendo sinônimo de vergonha", decreta Paolla Oliveira, que comemora e julga necessária a reprise da novela A Força do Querer, na Globo, num momento em que temas como machismo, LGBTfobia e amores tóxicos, abordados na trama de Gloria Perez, em 2017, estão sendo discutidos no mundo.

"Vivemos numa fase turva e vai ser curioso ver se andamos para frente ou para trás. Porque a luta continua. Então, se for o caso, que essa podridão toda apareça para que a gente possa ter forças contra ela", diz a atriz, de 38 anos, curiosa para saber a resposta do público, nos dias de hoje, aos dramas dos personagens da novela.

O discurso afiado de Paolla sobre o debate social que a trama trouxe aparece junto com as lembranças de uma de suas maiores personagens na dramaturgia, a policial Jeiza. "A primeira coisa que veio na cabeça foi um palavrão! Para extravasar. Fiquei muito feliz com a reprise", adianta ela, orgulhosa de ter dado vida a uma mulher destemida, que escolhe ser policial e lutadora de MMA, sem deixar a feminilidade de lado.

"Até hoje sou chamada de Jeiza nas ruas, principalmente por mulheres policiais. Quando fui criar a personagem, achava aquele universo tão distante. Mas começaram as gravações e me dei conta de que essa mulher existe por aí. Uma mulher livre para fazer suas escolhas. Jeiza continua representando a mulher brasileira", comemora.

Vista pelo estereótipo da mocinha, ela lembra que precisou provar pra muito gente que era capaz de levar a personagem com sucesso até o fim. E assim o fez. Não foi à toa que a loira foi premiada no Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, como Melhor Atriz.

"As pessoas comentam que eu me transformei fisicamente na época. A luta me ajudou. Depois da novela eu até tentei continuar lutando, mas não deu. E por conta disso, por ela ser uma mulher fora do meu universo, as pessoas falavam que não ia dar certo eu fazer uma policial. Me fez questionar meu lugar como mulher."

'Não é só ficção, é uma realidade'

Entre muito tiro, porrada e bomba na história, Jeiza conquistou o público, com seu jeito decidido, porém problemático no amor. Afinal, quem não torceu para que a policial engatasse um romance com Zeca (Marco Pigossi)? Ou ainda para que ela se desse bem numa luta no MMA e resolvesse as pendências com Rubinho (Emilio Dantas) e Bibi (Juliana Paes)?

"Foi uma novela intensa, com cenas importantes, como a morte de um colega policial da Jeiza, gravada no Centro do Rio. Tudo numa época em que se falava muito da morte de bons profissionais da segurança. E vou falar das subidas no morro: cenas de operação com cachorro, muita gente... Estar ali, sabendo que não é só uma cena de ficção, é uma realidade. Foi bastante desgastante física e mentalmente", recorda.

'Eu saia toda ralada'

A boa forma de Paolla Oliveira - sempre muito comentada - virou tema em mesa de bar. Para viver a policial, a atriz mergulhou de cabeça nas aulas de luta de MMA, e chegou a gravar uma cena no octógono oficial do UCF. Tá bom ou quer mais? "Eu queria rever alguma vitória da Jeiza, de preferencia no UFC onde eu gravei. Foram muitas porradas, eu saia toda ralada. Nunca imaginei que a quele chão fosse tão áspero. Foi terrível, mas uma experiencia maravilhosa. Quero rever minhas habilidades de lutadora que não as tenho mais", brinca ela. 

'Procurei manter minha inteligência emocional'

Sobre o período de isolamento, a atriz conta que já passou por diversas fases, mas que está conseguindo driblar o momento. "Tiveram fases. Acho que todos passamos por isso. Teve um período de negação, de medo. O momento do que era correto, do que fazer. Esses novos tempos, do que ficou. Ter os pequenos cuidados com as pessoas de mais idade. Na real, centrar a cabeça, assisti muita série, o advento do celular, do online ficou muito presente, procurei manter minha inteligência emocional e tudo que é relacionado a isso", desabafa.
Paolla Oliveira reprodução do Instagram
Paolla Oliveira reprodução do Instagram

Comentários