Mais Lidas

Mariana Ximenes lembra o desafio de viver a feirante Tancinha de 'Haja Coração': 'Estava apavorada'

Novela reestreia nesta segunda-feira, na Globo

Mariana Xixmens
Mariana Xixmens -

Um dos maiores desafios da carreira Mariana Ximenes foi, sem dúvida alguma, viver a espevitada Tancinha, de Haja Coração, trama de Daniel Ortiz, que reestreia amanhã, às 19h, na Globo. E não é para menos. Afinal, o remake foi inspirado na novela Sassaricando, de 1987, quando ninguém menos do que Claudia Raia deu vida à feirante de modos questionáveis, mas de grande coração.

"Eu estava apavorada", inicia Ximenes, aos risos. "Tinha uma responsabilidade gigantesca, porque a Tancinha da Claudia Raia é um ícone. E a Claudia é uma das minhas melhores amigas. Queria honrá-la", explica a atriz, hoje com 39 anos. "Tinha a Tancinha sacramentada na imagem da Claudia, que é uma atriz potente, e por quem eu também tenho muita admiração."

O remake conta a história da feirante, interpretada por Mariana Ximenes, que vê seu amor dividido entre Apolo (Malvino Salvador), um crush da infância, e o publicitário Beto (João Baldasserini). O problema é que a irmã de Beto, Tamara (Cleo Pires), também se interessa por Apolo, aumentando ainda mais a confusão desse núcleo apaixonante.

Além de decidida, impulsiva e batalhadora, a Tancinha de Mariana Ximenes manteve algumas das características principais da personagem vivida por Claudia Raia: a mania de falar alto e tudo errado, o que tornou-se uma marca nas duas interpretações.

"A Tancinha me trouxe muito humor, algo que eu fiz pouco na minha carreira, e que adorei fazer", garante Mariana. "Ela tinha um coração tão grande! Foi um dos personagens mais marcantes que já fiz", frisa a atriz.

 

'Precisamos reconhecer os erros'

O triângulo amoroso entre Tancinha, Apolo e Beto deu o que falar. Para Malvino Salvador, a maior provocação que o elenco encarou foi criar a própria versão para personagens tão icônicos da teledramaturgia. "Mariana estava apavorada. Eu lembro que eu falava para ela: 'Calma, Mari, você está maravilhosa'", lembra o galã.

Já João Baldasserini, que encarnou o publicitário Beto Velázquez, acredita que a novela segue atual. "O Beto começou sendo um vilão, mas um vilão errado, mimado. E, conforme ele vai conhecendo a Tancinha e o amor, vai se permitindo ser uma nova pessoa. No mundo de hoje, precisamos de pessoas que tenham capacidade de reconhecer os seus erros. O Beto passou por isso, vira uma pessoa melhor no final."

Queridinhos das redes sociais

Uma trama cheia de amores não poderia deixar de ter um casal 'shippado', não é mesmo? Foi o caso de Shirlei (Sabrina Petraglia) e Felipe (Marcos Pitombo). O casal quebrou a internet com a hashtag #shirlipe e arrancou suspiros do público. "A gente não esperava, foi um susto. Não sabia nem se eu estava preparada para aquilo tudo. Se a gente não fizesse esse gol, nunca ia me perdoar. Foi uma personagem que mudou minha vida, minha carreira", lembra Sabrina.

Par romântico de Sabrina, Marcos Pitombo diz que o personagem também foi um divisor de águas na sua carreira. "É muito gostoso quando a gente começa a ver que o nosso trabalho está tocando o coração das pessoas. Era uma história muito cativante e a nossa trama foi crescendo. Em cena, eu e Sabrina fomos muito parceiros e essa amizade veio para fora da novela", garante ele.