Mais Lidas

Lula volta a afirmar que, se eleito, não disputará eleições em 2026

Candidato do PT volta a acenar para Alckmin e Simone Tebet e abre brecha da campanha petista figurar como "coadjuvante" nas próximas eleições

Lula diz que PT pode não participar das eleições presidenciais de 2026
Lula diz que PT pode não participar das eleições presidenciais de 2026 -
O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reafirmou nesta terça-feira (25) que, se eleito, não irá disputar as eleições de 2026. A declaração foi dada em uma publicação no Twitter.

O petista afirmou que líderes precisam cumprir os compromissos com a população, em indireta as promessas feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Na campanha de 2018, Bolsonaro disse ser contra a reeleição, mas recuou da ideia e disputa o segundo turno contra o ex-presidente.

“Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, disse Lula.

Essa não é a primeira vez que o petista declara que não disputará a reeleição se vencer a disputa neste ano. Desde a confirmação da candidatura, em agosto, Lula tem reafirmado que disputaria a presidência da República pela última vez.

As falas são consideras acenos ao vice de sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), e Simone Tebet (MDB), que visam a cadeira do Planalto nas próximas eleições. Enquanto Tebet ficou na terceira colocação no pleito deste ano, o ex-governador paulista ficou em quarto lugar nas eleições passadas.

Lula ainda sinaliza a possibilidade do Partido dos Trabalhadores (PT) atuarem como “coadjuvante” nas eleições de 2026, em apoio a Alckmin ou Tebet. Se confirmado, essa será a primeira vez que o PT não participaria de uma eleição presidencial desde a redemocratização do país.